facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 28 de Outubro de 2025
28 de Outubro de 2025

28 de Outubro de 2025, 07h:00 - A | A

POLÍTICA / DEFENDEU TRAFICANTES

“Ele vai criar o Boca de Fumo, Minha Vida” , diz Abílio sobre vexame internacional de Lula

No último dia 24, Lula declarou, durante viagem à Indonésia, que traficantes são “vítimas dos usuários".

FERNANDA ESCOUTO
DO REPÓRTERMT



O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), ironizou a recente fala do presidente Lula (PT), que, durante viagem à Indonésia, afirmou que traficantes seriam “vítimas dos usuários”. Para o gestor cuiabano, a declaração soa como uma defesa do crime organizado.

LEIA MAIS: Lula diz que traficantes são vítimas de viciados; veja vídeo

Em tom de deboche, Abilio afirmou que Lula poderia criar um novo programa social, chamado “Boca de Fumo, Minha Vida”.

Parece que vem aí um novo projeto do governo: ‘Boca de Fumo, Minha Vida’. Cada um com sua boca, sua vida, algo assim”, comentou.

O prefeito classificou as palavras do presidente como lamentáveis e destacou que elas não correspondem à postura do Brasil diante do combate ao tráfico.

É, na prática, uma fala que reforça o narcoestado, um país cada vez mais permeado pela influência do crime organizado. Não surpreende que ele se alinhe à realidade da Venezuela ou critique o enfrentamento feito pelos Estados Unidos”, declarou.

“É triste, porque no exterior ele fala como se representasse o Brasil. Mas o nosso país, o Estado de Mato Grosso e o município de Cuiabá não compartilham desse tipo de pensamento”, completou.

Pegou mal

A declaração de Lula foi feita no último dia 24, durante visita à Indonésia. Ao comentar as ações do governo de Donald Trump, dos Estados Unidos, contra o tráfico internacional de drogas na Venezuela, o petista disse que “traficantes são vítimas de usuários”.

Toda vez que a gente fala em combater drogas, possivelmente era mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, disse o presidente.

“Ou seja, então você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra. Tem gente que compra porque tem gente que vende. Então, é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga”, completou o petista.

Após a repercussão negativa, o presidente reconheceu que se expressou mal. Em publicação nas redes sociais, Lula disse ser contrário ao tráfico e ao crime organizado.

“Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, escreveu.

Comente esta notícia

Salas 28/10/2025

Abílio não tem credibilidade nem para criticar, mostre serviços, depois fale a vontade.

positivo
0
negativo
1

Cessero 28/10/2025

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas, por gentileza, refazer o seu comentário

positivo
0
negativo
0

Josi Almeida 28/10/2025

Lamentável é o que diariamente esse prefeito fala , cadê as entregas? Nada

positivo
4
negativo
3

3 comentários