facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Julho de 2025
05 de Julho de 2025

17 de Maio de 2011, 13h:13 - A | A

POLÍTICA /

Dos 24 deputados Estaduais 15 respondem a processos judiciais



FERNANDA LEITE   18h05
DA REDAÇÃO

Dos 24 deputados estaduais que representam a população mato-grossense, 15 respondem por inquéritos e ações penais, sejam elas por crimes eleitorais, leis de licitações, improbidade administrativa, crimes ambientais e também por responsabilidade, que são os mais comuns. As informações são do portal Transparência Brasil.

O deputado estadual recordista em processos, é o ex-prefeito de Itiquira, Ondanir Bortolini o Nininho (PR) que responde 22 processos, sendo dez por execução fiscal movidas pela Secretaria de Fazenda Estadual que tramita na comarca de Itiquira, já as outras ações são referentes a improbidade administrativa.

Ocupando o segundo lugar, ficou o deputado estadual Romoaldo Aloisio Boraczynski Júnior (PMDB), que responde a 19 ações por improbidade administrativa movida pelo município de Alta Floresta e pelo Ministério Público Estadual (MPE) e dois no Tribunal de Justiça, por desvio de dinheiro da Assembleia legislativa, totalizando 21 processos.

Também responde processo, a novata deputada Luciane Borba Azóia Bezerra (PSB), denunciada por improbidade administrativa movida pelo MPE, crimes ambientais e também por contas de campanha reprovada referente ao ano de 2010.

As ações judiciais tramitam no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e comarcas regionais.

Curiosamente o portal do Transparência Brasil não citou o nome do presidente da Assembleia Legislativa, José Geraldo Riva (PP)  considerado o segundo maior político brasileiro a responder processos, perdendo apenas para Paulo Maluf (PP-SP). 

De acordo com o TJMT, Riva responde a mais de 200 processos por improbidade administrativa, processos penais e crimes eleitorais. Desvios de recursos que provocou um prejuízo aos cofres públicos passam de meio bilhão de reais, em valores atualizados.

Veja a lista dos deputados que respondem a processos:


Adalto de Freitas Filho (PMDB/MT) - 6 processos

Airton Rondina Luiz (Airton Português) (PP/MT)- 2 processos

Carlos Avalone Júnior (PSDB/MT) 10 processos

Emanuel Pinheiro (PR/MT) 7 processos

Ezequiel Ângelo Fonseca (PP/MT) 3 processos

Gilmar Donizeti Fabris (DEM/MT) 7 processos

Hermínio Barreto (J. Barreto) (PR/MT) 1 processo

José Antônio Gonçalves Viana (Zéca Viana) (PDT/MT) 2 processos

Luciane Borba Azóia Bezerra (PSB/MT) 3 processos

Luiz Carlos Magalhães Silva (Luizinho Magalhães) (PP/MT) 1 processo

Luiz Marinho de Souza Botelho (PTB/MT) 4 processos

Ondanir Bortolini (Nininho) (PR/MT) 22 processos

Percival Santos Muniz (PPS/MT) 9 processos

Romoaldo Aloisio Boraczynski Júnior (PMDB/MT) 21 processos

Walter Machado Rabello Júnior (PP/MT) 2 processos

 

Comente esta notícia