facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Julho de 2025
05 de Julho de 2025

20 de Setembro de 2011, 17h:54 - A | A

POLÍTICA /

Deputados aprovam criação da Secopa; diretores perdem cargos



FERNANDA LEITE  15h00
DA REDAÇÃO  

Os 21, dos 24 deputados estaduais, reunidos com o governador Silval Barbosa, hoje (20), no Palácio Paiaguás, aprovaram a transformação da Agecopa em Secopa. A Agência deixa de ser autarquia e vira uma secretaria de estado.

O governo deve encaminhar até amanhã requerimento para  aprovação oficial da AL-MT. A medida cria a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).

O almoço/reunião, no Paiaguás, durou cerca de duas horas. Com o fim da Agecopa os diretores atuais perdem o status de secretários e os demais cargos também serão reduzidos.

Na prática, 50% dos cargos serão eliminados, inclusive de boa parte dos diretores. Apenas dois devem permanecer na secretaria. Os projetos de comunicação e marketing, que estavam sob a batuta de Roberto França, devem ser repassados para a Secom e ser tocados pelo secretário Osmar Carvalho.

Apenas 40 funcionários devem ficar lotados na secretaria. Hoje a Agecopa possui 164. O líder do governo na AL-MT, deputado Romoaldo Júnior (PMDB) informou que a nova pasta vai usar servidores de perfil mais técnico e menos político, como é hoje. "Vamos convocar servidores aprovados em concurso e os de carreira, já em exercício da função no governo", disse.

A expectativa é de que a votação na AL-MT possa ocorrer ainda esta semana, após apreciação do texto pela  Procuradoria Geral do Estado (PGE).

De acordo com o líder de governo na AL, Romoaldo Junior (PMDB), com a extinção da Agecopa, o governador Silval Barbosa (PMDB) terá total controle sobre as ações realizadas pela futura Secretaria, coisa que, hoje, não acontece. "A ideia é trazer o comando para o governador, que precisa ter autonomia, enxugar os gastos e delimitar poder para as demais secretarias de estado, além de andar (obras) em um ritmo acelerado", disse Romoaldo.

O republicano Emanuel Pinheiro, que no começo do mês, havia sugerido a extinção da Agecopa, vibrou com a decisão do governador. "Sempre propus a criação de uma secretaria e acabar com a Agecopa, para ter fiscalização, além do governador ter uma administração direta", pontuou o parlamentar.

A Secopa deve começar a operar já a partir do dia 1º de outubro.

 



Comente esta notícia