facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Setembro de 2025
14 de Setembro de 2025

28 de Julho de 2016, 14h:20 - A | A

POLÍTICA / RETA FINAL

Indicação dos vices de Mauro, Emanuel e Julier movimenta bastidores

Disputa agora fica com os aliados e lideranças para compor o cargo de vice-prefeito.

NOELMA OLIVEIRA
DA REDAÇÃO



Praticamente definida as pré-candidaturas à Prefeitura de Cuiabá, as negociações, nos bastidores, são pelas indicações dos candidatos a vice-prefeito. Apesar de coadjuvante na disputa, a função pode agregar, somar votos e ser decisiva no pleito.

Recém-lançada a pré-candidatura de Pinheiro, um dos nomes cotados é a do vereador Dilemário Alencar (PROS), crítico da administração do atual prefeito. Segundo o presidente do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra, as conversas com os aliados vão se dar ao longo da semana.

Por conta desta situação, há pelo menos um ano tem sido cogitados nomes para o cargo de vice, numa eventual chapa encabeçada pelo prefeito Mauro Mendes (PSB), principalmente, por ele liderar as pesquisas de intenções de votos.

Definidas as pré-candidaturas de dois concorrentes de Mauro, ex-juiz Julier Sebastião da Silva (PDT) e o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PMDB), já somam três os postulantes que estão em intensa conversas para escolher o vice ideal.

Recém-lançada a pré-candidatura de Pinheiro, um dos nomes cotados é a do vereador Dilemário Alencar (PROS), crítico da administração do atual prefeito.  Segundo o presidente do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra, as conversas com os aliados vão se dar ao longo da semana.

Ele avalia positivamente a indicação de Dilemário. O vereador já militou no PMDB, de onde saiu para se filiar ao PTB em seguida ingressou no PROS.

Na pré-candidatura de Julier, caberá ao PT, até o momento, indicar o candidato a vice. Os nomes da ex-vereadora Enelinda Scala e do servidor público Nelson Borges estão entre os cotados pelo Partido dos Trabalhaores.

Com vantagem diante dos adversários, mesmo sem anunciar se disputa um novo mandato, o nome a ser escolhido por Mendes tem dominado as discussões no meio político. Mesmo tendo assegurando o apoio de várias siglas, entre elas o PSD, PP e SD, o nome a compor com o socialista deve partir do PSDB.

O governador Pedro Taques (PSDB), que liderou na segunda-feira (25)  uma reunião do grupo de Mendes, afirmou que o seu partido definiu os  nomes e encaminhou para o prefeito. Não revelou quais.

O advogado Ussiel Tavares, o presidente do PSDB em Cuiabá, Carlos Avalone, o Adevair Cabral estão entre os tucanos cotados compor com Mendes. O SD indicou o presidente da Câmara de Cuiabá, Haroldo Kuzai para vice de Mendes. 

Leia também:

Mauro Mendes define critérios para escolher candidato a vice-prefeito

PR fica fora de grandes disputas e é contra impor vice de Mauro Mendes

Bancada de vereadores e líderes avalizam Adevair Cabral para vice de Mauro

 

Comente esta notícia