ROBERTA DE CÁSSIA 12h33
DAREDAÇÃO
Durante a reunião de apresentação da Agecopa dos projetos para a Copa 2014, o deputado Valter Rabello(PP) afirmou que o governador Silval Barbosa(PMDB) deveria assumir como presidente da Agência no lugar do presidente interino Yenes Magalhães. "Ninguém desobedeceria ao governador, além do que em 20 meses a única obra que de fato eu vi foi à demolição do Verdão que custou R$ 3 milhões ao Estado, mais nada. Aqui hoje não vi projeto só apresentação de uma sessão de fotos", criticou Valter.
Rabello e o deputado Emanuel Pinheiro(PR) são os autores do projeto que pede a mudança da gestão atual de colegiado da Agecopa para uma que tenha um presidente no comando. "Acho que essa apresentação em nível de informação foi válida sim. É obrigação da Agecopa é informar para a população e para nós deputados o que está sendo feito. Mas isso não altera em nada o nosso projeto de mudar a gestão de colegiado", reafirmou Pinheiro.
O deputado Sérgio Ricardo(PR) que saiu no meio da apresentação, disse que eles tem pressa em resolver essa questão de definir o modelo de gestão da Agência. "Precisamos definir até semana que vem no máximo a questão da gestão. Pois o tempo para a Copa está passando em minutos e essa situação atrapalha. Estamos muito atrasados. Só temos três anos pela frente. Tem até alguns investidores que estão desistindo de investir em Mato Grosso pela demora nas obras", denuncia Sérgio.
Para o deputado Walace Santos Guimarães(PMDB) faltou definições na apresentação. "Até agora não nos foi apresentado o que queríamos saber. Faltam definições de projetos, dos valores e do que será feito. Mas acho que Yenês tem competência para assumir de fato como presidente e responder pelas ações da Agência", opinou ele.
O presidente da AL deputado José Riva(PP) ainda a muito o que conversar com a Agecopa. "Acho que há muita coisa ainda a conhecer. Estamos atrasados com os projetos. O modelo de gestão de colegiado não dá certo nem em casa o que dirá na Agência. Falei com SIlval e ele disse que será feito novos encontros entre a Agecopa e a AL para que se conheça mais e possamos agilizar os processos. Quanto a gestão temos que definir quem será o presidente. Se o governador achar que deve assumir o Yenês então que seja efetivado. Temos muito pouco tempo", finalizou Riva.
Outro lado - Já o presidente interino Yenês Magalhães classificou como positiva a reunião. "Apresentamos sobre os projetos da Arena e mobilidade urbana. "Vou entregar até o final do dia para os deputados os projetos das obras de desbloqueio e também as que vão usar os recursos liberados pelo Dnit de R$360 milhões, além do projeto finalizado do BRT", explicou Yenês.
Estiveram presentes na reunião na sede da Agecopa cerca de 20 deputados estaduais e diretores da Agecopa.