Cuiabá, 14 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
14 de Setembro de 2026

09 de Agosto de 2026, 08h:00 - A | A

POLÍTICA / ELEIÇÕES 2026

Abilio: Não existe o apoio de Bolsonaro, Michelle ou Flávio para a Janaina Riva

Prefeito de Cuiabá revela que articulação da ex-primeira-dama e de lideranças nacionais do PL prioriza exclusivamente a postulação de José Medeiros, descartando aliança com o MDB em Mato Grosso.

Karine Arruda/RepórterMT

Após Michelle postar vídeo ignorando Janaina, Abilio expõe bastidor e garante: "Família Bolsonaro não apoia a emedebista"

Após Michelle postar vídeo ignorando Janaina, Abilio expõe bastidor e garante: "Família Bolsonaro não apoia a emedebista"

ANA JÁCOMO
VANESSA MORENO
DO REPÓRTERMT



A fratura interna do Partido Liberal (PL) em Mato Grosso ganhou novos contornos de bastidor com as declarações do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL). Ao comentar o alinhamento da cúpula nacional para as eleições deste ano, o gestor revelou que o apoio da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e do núcleo duro bolsonarista passa longe da candidatura da deputada estadual Janaina Riva (MDB) ao Senado.

Após a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro postar um vídeo em suas redes sociais ignorando a candidatura da deputada estadual Janaina Riva (MDB) ao Senado, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), trouxe a público na quarta (5) os bastidores da articulação nacional da legenda. Segundo ele, o movimento de Michelle escancara que o núcleo duro do bolsonarismo não valida a aliança com a emedebista em Mato Grosso.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

Abilio disse que esteve pessoalmente com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) antes da prisão e manteve interlocução frequente com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e com o presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto. Ele afirma que, até então, os acordos firmados no âmbito nacional do PL não contemplavam a coligação com o MDB.

"O acordo mantido era o seguinte: o Bolsonaro escolhe o senador e o Valdemar, o governador. O Bolsonaro escolheu o Medeiros. Não tem o presidente Bolsonaro, nem a Michelle Bolsonaro, apoiando a Janaina Riva. Não existe esse acordo. Nem o Flávio, nem a Michelle, nem o Bolsonaro. Não existe esse apoio à Janaina Riva", garantiu.

Abilio diz ainda que o acordo previa o apoio à candidatura ao Senado do ex-governador Mauro Mendes. De acordo com ele, embora exista a coligação formalizada pelas instâncias partidárias, os expoentes nacionais da legenda devem focar a atuação em Mato Grosso estritamente na dobradinha com José Medeiros (PL) e nos nomes da bancada proporcional do próprio PL.

O polêmico vídeo

Michelle Bolsonaro ignorou abertamente a deputada estadual Janaina e cravou que o deputado federal José Medeiros é o único nome apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro na disputa pelo Senado em Mato Grosso. A declaração foi publicada nas redes sociais de Michelle nessa terça-feira (4).

"O meu marido escolheu. No Mato Grosso, o nosso candidato ao Senado é o José Medeiros! Vamos juntos, rumo à vitória!", escreveu a ex-primeira-dama. 

Continue lendo a matéria após o post.

O posicionamento ocorreu um dia após o senador Flávio Bolsonaro também vir a público assegurar que o apoio da família ao parlamentar já estava acertado há mais de um ano e é prioridade nacional para a composição da bancada de direita no Congresso.

LEIA MAIS: PL libera filiados de MT a não fazer campanha a Janaina Riva e mantém aliança com MDB após reunião em Brasília

A manifestação da ex-primeira-dama é o desdobramento direto do racha interno no PL mato-grossense, provocado pela aliança do candidato ao Governo, Wellington Fagundes, sogro de Janaina, com o MDB de adversários regionais do bolsonarismo.

Para conter a crise, a direção nacional da legenda, sob o comando de Valdemar Costa Neto, autorizou que filiados e lideranças locais, como o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, fiquem isentos de apoiar a deputada do MDB.

Sem a obrigação de dar palanque a Janaina e sem risco de punição disciplinar, a ala radical do PL e a família Bolsonaro fecharam cerco total em prol da candidatura única de José Medeiros.

Veja o vídeo:

Comente esta notícia

Rosângela 09/08/2026

Oh coitadinha, vai ter que deixar a politica, SQN, acordaaaaa, BORSONARO e tudo que vem dele não muda nada, só nessa sua cabeça, o sol de Cuiabá queimou os seus miolos, se é que teve algum dia.

positivo
2
negativo
2

Nilson Ribeiro 09/08/2026

Nem precisa BILU. Honrre sua palavra pelo menos uma vez. Lembre-se: NÃO APOIA A JANAINA. SENÃO ELA PERDE AS ELEIÇÕES QUE JÁ ESTÁ GANHA.

positivo
1
negativo
1

jair 09/08/2026

Michele apoia Janaína e suas pautas pras mulheres ????

positivo
1
negativo
1

Eduardo 09/08/2026

Tá com dor de cotovelo, Janaína será bem votada, tem trabalho prestado em todo estado, diferente de alguns que só fica no bla bla ba, fazendo picuinhas politicas e criticando os outros em vez de trabalhar.

positivo
0
negativo
1

Qi 160 09/08/2026

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas, por gentileza, refazer o seu comentário

positivo
0
negativo
0

5 comentários