REDAÇÃO
A Polícia Civil cumpriu na manhã desta segunda-feira (03) 28 ordens judiciais, sendo 10 mandados de prisão, 15 de busca e apreensão e 3 sequestros de bens(veículos). Os mandatos fazem parte da Operação Polygonum que apura fraudes ambientais conduzidas pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e que está sob segredo de Justiça.
Os acusados, segundo as investigações, usavam o sistema de regularização e monitoramento de propriedades rurais e instrumentalizados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) para cometer crimes ambientais.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
As ordens judiciais foram expedidas pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso e são cumpridas em seis escritórios de engenharia florestal e de administração de fazendas, além de nove residências, nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento Sinop e Colíder.
O mandados também determinam a apreensão de veículos, supostamente comprados para lavar o dinheiro obtido ilegalmente mno esquema.
O nome da operação, Polygonum, faz referências a medidas geométricas de áreas, referenciadas em dados de propriedades, terrenos e cálculos de desmatamento.