facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Julho de 2025
05 de Julho de 2025

10 de Abril de 2024, 06h:55 - A | A

POLÍCIA / FRAUDES EM LICITAÇÕES

PF mira esquema de corrupção em obras da Prefeitura de Barra do Garças; servidor é preso

Ao todo são cumpridos 38 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão em cidades de MT e GO

DA REDAÇÃO



A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (10), a “Operação Caliandra", que busca apurar irregularidades na aplicação de recursos públicos federais repassados ao município de Barra do Garças (511 km de Cuiabá). Ao todos foram cumpridos 38 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão expedidos peja Justiça. Um servidor da prefeitura da cidade foi preso acusado de movimentar R$ 3 milhões. 

Nas investigações, foram identificados indícios de irregularidades na aplicação dos recursos destinados à revitalização da Orla do Rio Garças e da Praça Domingos Mariano (Beira-rio), bem como a revitalização e ampliação do Porto do Baé.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O esquema de corrupção teria atuação desde a elaboração dos projetos, a realização das licitações e execução das referidas obras.

Segundo apurado, os procedimentos licitatórios teriam sido direcionados para beneficiarem determinadas empresas, as quais não teriam condições técnicas de executar o contrato, sendo contempladas, inclusive, empresas não ligadas à área de construção de obras, além de utilização de empresas de fachada para forjar competividade.

Além disso, foram verificadas transações financeiras suspeitas envolvendo conta pessoal de servidor público municipal com empresas, e seus representantes legais, que possuíam contratos com a prefeitura. O montante movimentado pelo servidor era incompatível com a sua remuneração, fato que chamou a atenção dos investigadores.

As ordens estão sendo cumpridas em Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Cuiabá, Aragarças (GO), Porangatu (GO) e Jussara (GO).

Comente esta notícia