MAYARA MICHELS
DA REDAÇÃO
Os carros mais roubados e furtados na Grande Cuiabá nos primeiros meses de 2018 são Hilux, Fiat Strada, Corolla, Chevrolet S-10, Hyundai HB20 e o Etios. Os dados permanecem iguais aos de 2017.
As caminhonetes são as preferidas dos ladrões, pois são trocadas por droga na Bolívia. Entre as motos, as mais roubadas são a Honda CG125 Titan e a Honda Biz.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
As informações são da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERRFVA), que atende ocorrência em Cuiabá e Várzea Grande.
A Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceac), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), ainda não concluiu as estatísticas oficiais de 2018, mas segundo os dados de 2017, 90% dos carros furtados e roubados no ano passado foram recuperados.
Em 2017, 1.760 veículos foram roubados e 1.232 furtados, totalizando 2.992 veículos. Desses, 2.215 foram recuperados ao longo do ano. Em 2016, 4.042 veículos foram roubados e furtados, mas somente 2.759 foram recuperados pela polícia.
A Hilux lidera a lista por ser um dos veículos mais populares de Mato Grosso, além de ser um carro funcional, sendo um dos campeões de vendas no Estado. O Fiat Strada fica em segundo lugar. A imponência do Corolla também chama a atenção dos criminosos, este vem sendo o terceiro mais roubado na Grande Cuiabá. Por ser muito popular na Grande Cuiabá, a Chevrolet S-10 é quarto modelo mais roubado no estado.
O Toyota Etios e a Hyundai HB20 ficam em quinto lugar entre os mais roubados. Na sequência estão o Voyage, o Gol e a Mitsubishi.
A Superintendência de Seguros Privados divulgou uma lista dos veículos segurados mais roubados na Grande Cuiabá e a mesma coincide com as estatísticas da Secretária de Segurança Pública (Sesp).
O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) auxilia a delegacia na recuperação dos veículos. Com sobrevoos na cidade, o helicoptero ajuda na localização de veículos que estejam em esconderijos, como matas e terrenos baldios.
O titular da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva), Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, dá dicas de segurança aos motoristas, como não estacionar em locais ermos e se certificar que as portas estão fechadas. O delegado também explica que é importante não deixar objetos à vista dentro do veículo.