facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 02 de Agosto de 2025
02 de Agosto de 2025

02 de Agosto de 2025, 10h:46 - A | A

POLÍCIA / CONFRONTO EM SARARÉ

Garimpeiro tenta furar bloqueio do Ibama e morre com tiro no peito

Martins Filho dos Santos, de 52 anos, tentou furar um bloqueio durante uma operação contra garimpo ilegal e acabou sendo baleado.

VANESSA MORENO
DO REPORTÉR MT



Um garimpeiro identificado como Martins Filho dos Santos, de 52 anos, morreu após ter sido baleado, nessa sexta-feira (1º), durante uma operação de fiscalização do Ibama e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil de Goiás contra um garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, em Nova Lacerda (a 542 km de Cuiabá). Ele chegou a ser socorrido e levado de helicóptero para receber atendimento médico, mas morreu em seguida. 

De acordo com informações da Polícia Civil, agentes do Ibama realizaram um bloqueio em uma estrada vicinal a fim de combater o garimpo ilegal na terra indígena. Alguns caminhões obedeceram ao bloqueio, mas uma caminhonete avançou por uma via lateral e tentou atropelar os agentes que trabalhavam na operação.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Neste momento, um dos servidores do Ibama realizou o disparo, atingindo Martins Filho no tórax.

Já o motorista da caminhonete fugiu pela mata.

A vítima foi socorrida e levada por um helicóptero do Ibama até a cidade de Pontes e Lacerda (a 99 km de Nova Lacerda), onde foi recebida por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar.

Conforme informado pelo Corpo de Bombeiros, quando Martins foi recebido pelos militares, ele estava tendo uma parada cardiorrespiratória e já tinha um curativo aplicado na região do ferimento.

Durante o transporte até o Hospital Vale do Guaporé, foram realizadas manobras contínuas de reanimação. Após a chegada dele na unidade hospitalar, a morte foi confirmada.

De acordo com o Ibama, a Terra Indígena Sararé tem cerca de 67 mil hectares e é habitada por indígenas da etnia Nambiquara. A área é uma das mais afetadas pelo garimpo ilegal no Brasil, informou o órgão federal. 

Ainda segundo o Ibama, aproximadamente 2 mil hectares foram devastados pela exploração ilegal de ouro, impulsionada por organizações criminosas armadas que atuam na região.

Por isso, operações estão sendo realizadas no local.

Durante a ação, mais de 300 escavadeiras, além de caminhões, motores e outros equipamentos utilizados no garimpo, foram apreendidos e destruídos.

A Polícia Civil de Mato Grosso esclareceu que, por se tratar de um fato ocorrido durante a operação do Ibama, a morte de Martins Filho será investigada pela Polícia Federal.

Comente esta notícia