facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 09 de Maio de 2024
09 de Maio de 2024

19 de Abril de 2022, 07h:40 - A | A

POLÍCIA / COCAÍNA PARA PORTUGAL

Ex-secretário é preso e lobista é alvo da PF por tráfico internacional

DA REDAÇÃO



O ex-secretário de Ciências e Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci), Nilton Borgatto (PSD), e o lobista Rowles Magalhães, são alvos da Operação Descobrimento, desencadeada pela Polícia Federal nesta terça-feira (19), contra o tráfico de cocaína para Portugal.

Nilton foi preso e o lobista teve mandado de busca e apreensão cumprido. (Veja fotos da operação abaixo)

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Borgatto comandou a Seciteci entre 2019 e março deste ano. Deixou a pasta para ser candidato a deputado federal nas eleições de outubro. Ele já foi prefeito de Glória D'Oeste.

Já Rowles Magalhães ficou conhecido por ser o lobista que intermediou a aquisição do VLT em Cuiabá e depois delatou o esquema de propina na contratação.

A Operação Descobrimento cumpre 43 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco. Em Portugal, com o acompanhamento de policiais federais, a polícia portuguesa cumpre três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva nas cidades do Porto e Braga.

Leia mais: PF prende em MT bando que levava cocaína para Portugal

Avião do lobista

As investigações tiveram início em fevereiro de 2021, quando foram encontrados 595 kg de cocaína em um jato pertencente à empresa ligada ao lobista Rowles Magalhães, no aeroporto internacional de Salvador/BA.

A PF, então, passou a identificar a estrutura da organização criminosa atuante nos dois países, composta por fornecedores de cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares (responsáveis pela abertura da fuselagem da aeronave para acondicionar o entorpecente), transportadores (responsáveis pelo voo) e doleiros (responsáveis pela movimentação financeira do grupo).

 

Álbum de fotos

Comente esta notícia