FERNANDA ESCOUTO
KARINE ARRUDA
O senador Wellington Fagundes criticou novamente, nessa quinta-feira (21), a postura do presidente Lula (PT) em ir para o embate com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, diante à medida que impôs taxação de 50% sobre os produtos brasileiros.
Para o senador, o petista não está agindo como um estadista e só pensando em fazer política.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“O que está acontecendo com o Brasil? O presidente da República está indo para o embate, está indo para a politização e nós acreditamos que não é o melhor caminho”, disse.
Apesar de criticar Lula, Wellington elogiou o comportamento do vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.
“Ele tem feito um trabalho bem diferente. Tem procurado fazer o seu papel. A gente percebe a atitude do vice-presidente, totalmente diferente. O presidente Lula está fazendo politicagem e presidente da República tem que ser estadista”, pontuou o senador.
Tarifaço
Trump anunciou um tarifaço sobre produtos brasileiros, impondo uma sobretaxa de 40% que eleva a alíquota total para 50%. A medida foi justificada pelo presidente como uma resposta a ações do governo brasileiro que, segundo ele, ameaçam a segurança nacional e a democracia americana.
O presidente Lula tem se negado a dialogar com Trump e por isso vem sendo criticado. Já Alckmin vem ocupando espaço com relação as negociações.
Nos últimos 40 dias, o vice se reuniu com mais de 400 empresários brasileiros para discutir o tarifaço dos Estados Unidos.