CAROL SANFORD
DA REPORTAGEM
Na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Cuiabá, após a divulgação do vídeo, em que o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) aparece enchendo os bolsos de dinheiro que seria de propina, o vereador Abílio Júnior (PSC) pediu, netsa terça-feira (29), a renúncia do prefeito, o vereador Marcelo Bussiki (PSB) pediu abertura de CPI para investigar o caso e o vereador Gilberto Figueiredo (PSB) solicitou que Emanuel compareça no Parlamento para prestar esclarecimentos.
"Ninguém está condenando ninguém, mas é uma resposta que a sociedade exige da Câmara. Os cuiabanos estão envergonhados e cabe à essa Casa abrir uma CPI que faça apuração dos fatos”, declarou Bussiki.
“Quero indicar ao senhor prefeito Emanuel Pinheiro, que ele renuncie. Indicar que ele renuncie e alivie essa Casa. Alivie esse plenário. Assim como todos os outros que estão envolvidos nesse procedimento”, declarou Abílio.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Ao pedir a aberturada CPI, Bussiki observou que o regimento interno da Casa prevê a investigação por infração administrativa.
“Procedimento incompatível com a afinidade e o decoro do cargo. Esse é nosso procedimento e peço apoio dos colegas para que possam assinar e a gente abrir um processo de apuração. Ninguém está condenando ninguém, mas é uma resposta que a sociedade exige da Câmara. Os cuiabanos estão envergonhados e cabe à essa Casa abrir uma CPI que faça apuração dos fatos”, declarou.
"Nada melhor que oportunizar ao prefeito Emanuel Pinheiro o direito da defesa contraditório, para nos explicar melhor o que significam aquelas imagens. Isso é o mínimo que eu espero, já que não vi nenhuma nota oficial dessa Casa que fosse contundente com esse assunto”, ressaltou Figueiredo.
Figueiredo argumentou que se o prefeito se declara inocente da acusação de recebimento de propina, que ele esclareça os fatos na Câmara, que está abrindo a oportunidade.
“Se é supostamente e não é verdade, então nada melhor que oportunizar ao prefeito Emanuel Pinheiro o direito da defesa contraditório, para nos explicar melhor o que significam aquelas imagens. Isso é o mínimo que eu espero, já que não vi nenhuma nota oficial dessa Casa que fosse contundente com esse assunto”, ressaltou.
Diante das declarações, o vereador Renivaldo Nascimento (PSDB) disse que a cidade “está atolada em sujeira”, mas que não iria jogar para a mídia. Na opinião do parlamentar, o que resolveria nesse momento seriam investigações da Polícia Federal e Ministério Público Federal.
O vereador Dilemário Alencar (PROS) lamentou o momento e disse que mesmo sendo da base do prefeito, iria assinar a CPI.
“Mais do que assinar a CPI, essa casa tem que pedir audiência com o ministro Fuz para exigir que todos os envolvidos sejam investigados. Emanuel também deve ter direito à ampla defesa. É um episódio triste que ele está atravessando. Ele Faz boa gestão, mas a população exige um posicionamento”, opinou.
O verador Felipe Wellaton (PV), que apoia a criação da CPI, afirma que se não houver o número necessário de assinaturas, para instalar a investigação, eles irão entrar com um pedido de requerimento ou até com uma comissão julgadora.
"Este é o momento do vereador fazer seu papel. Os vídeos falam por si. A gente quer apurar os fatos. Esse é o papel da Câmara de Vereadoees e nós vamos fazê-lo", declarou Wellaton.
observador 29/08/2017
dois vereadores sem expressão este tal de abilinho é um babaca frustrado pq não consegui cargos na administração o busikk nem vereador eleito é e sim suplente querem tumultuar pq sabem que não vão conseguir mas me surpreende o senhor vereador dilemario mentira Alencar que faz parte da base do prefeito agora esta jogando contra outro o tal wellaton que pra mi parece marca de tinta pra cabelo um outro guri play boizinho que não sabe nada querem fazer uma coisa que nao compete a câmara municipal cassar o prefeitos seus idiotas vão estudar o estatuto publico seus idiotas dilemario aqui no cpa vc num tira mas nem um voto pq a suas mentiras aqui ficaram evidentes com a pessoa que fez campanha pra vc prometeu o mundo e o fundo né fora que no dia da eleição vc esqueceu de pagar a gente
1 comentários