facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 16 de Setembro de 2025
16 de Setembro de 2025

30 de Agosto de 2017, 07h:00 - A | A

PODERES / NÃO ERA PREFEITO

Vereador critica colegas por livrar Emanuel de CPI da Propina; 'usaram desculpa'

Os vereadores alegaram impedimento para a CPI porque os atos foram cometidos por Emanuel Pinheiro antes do mandato de prefeito.

CAROL SANFORD
DA REDAÇÃO



O vereador Marcelo Bussiki (PSB) acredita que os argumentos utilizados pelos colegas para barrar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foram apenas “desculpas” para que o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) não fosse investigado.

Emanuel foi flagrado em vídeo enchendo os bolsos do paletó com R$ 20 mil, provenientes de propina, para apoiar o ex-governador Silval Barbosa (PMDB). O vídeo foi feito pelo ex-chefe de gabinete de Silval, Silvio Corrêa, quando o prefeito exercia o mandato de deputado estadual.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Os vereadores alegaram impedimento para a CPI, justamente, porque os atos foram cometidos por Emanuel antes do mandato de prefeito. Segundo o presidente do Legislativo municipal, Justino Malheiros (PV), a investigação foi considerada ilegal pela Procuradoria da Casa.

Após ser questionado sobre as “desculpas” alegadas pelos colegas, Bussiki concordou que os argumentos são fracos e disse que em uma consulta na Câmara dos Deputados foi apontado ser “possível a perda do mandato parlamentar por conduta praticada antes do exercício do mandato, desde que o fato fosse ilícito à época em que foi praticado, que o mesmo seja capaz de atingir a honra e a imagem da Câmara dos Deputados e, por fim, que tal conduta seja desconhecida do Parlamento”.

Bussiki foi o autor do requerimento de abertura da CPI. Apenas seis vereadores assinaram o documento durante a sessão desta terça-feira (29). Além do próprio Bussiki, defenderam a investigação contra Emanuel, os vereadores Felipe Wellaton (PV), Gilberto Figueiredo (PSB), Joelson Amaral (PSC), Abílio Júnior (PSC) e Dilemário Alencar (PROS).

“O desgaste fica, pois a Câmara deveria fiscalizar o prefeito. A CPI era respaldada, pois ele poderia responder pela conduta indigna ao cargo. As imagens mostram que a conduta do prefeito é incompatível e deveríamos apurar toda a questão”, concluiu Bussiki.

Comente esta notícia

Eduardo Alvarenga 30/08/2017

Com base nesse entendimento, então estão querendo dizer que: Se uma pessoa assassina alguma pessoa enquanto esta desempregado, e ele arrumar um emprego ou trocar de emprego e inocente e não pode ser julgado ou preso?? Tem razão de nossos politicos estarem sabando a role. Isso precisa ser eliminado, se o cara fez merda, independe de quando, precisa ser afastado do cargo e julgado imediatamente.

positivo
0
negativo
0

Luiz Carlos Bonato 30/08/2017

Mas é um tal de quererem desqualificar o único vereador que tomou uma iniciativa nessa Casa de Horrores, que vou te falar, viu? O cara não nem parente do WS e querem achar parentesco. O cara é vereador e querem que ele condene os deputados, governador e se brincar, até o TEMER. Assim não dá!! Hahahahaha

positivo
0
negativo
0

Alessandra 30/08/2017

Davi, só lembrando que o Marcelo Bussiki é vereador e não cabe à ele atuar em relação a nenhum desse casos. São autoridades estaduais e não municipais, como é o caso do prefeito(?) Emanuel. E outra. Já li um post dele no Facebook em que posiciona-se de que TODOS os envolvidos devem ser punidos. Então, não dá para criticar sem o mínimo de razoabilidade, não é?

positivo
0
negativo
0

Iron 30/08/2017

Se entendi bem, um ser humano quando exerce um cargo politico e pratica atos considerados inadequados e posteriormente venha ocupar um outro cargo ele automaticamente é considerado honesto? Presumo que esta consideração não esteja na constituição e nem no código civel e penal, diferente da tal maioridade penal, que é regulamentada. Mesmo sabendo que CPI não dá em nada, os ditos nobres vereadores deveriam ao menos ouvir a população que os colocou dentro da camara ou casa dos horrores, infelizmente titulo nada agradável, como preferirem. Com a palavra os ditos nobres vereadores.

positivo
0
negativo
0

Lúcio 30/08/2017

Vereador e quanto ao seu cunhado, Wilson Santos que responde na Justiça Federal pelo desvio da ordem de 42 milhões do Rodoanel, deveria ser afastado do cargo de deputado? Ou a regra só vale para a oposição?

positivo
0
negativo
0

Davi 30/08/2017

Sr Marcelo Bussiki estou convicto que o mais coerente seria de fato o afastamento do prefeito. Mas me pergunto onde o Sr estava quando o Guizardi fez a delação contra o governador Pedro Taques e Guilherme Maluff no caso Seduc, afirmando que foram beneficiários do esquema para quitação de dívidas de campanha? Me pergunto qual a posição do Sr em relação à prefeita Luciane Bezerra do seu partido PSB? Ela também deve ser afastada? Fábio Garcia e Valtenir Pereira, ambos do PSB envolvidos na delação premiada do Silval também devem ser afastados? Fabris, Mauro Savi????

positivo
0
negativo
0

JEFERSON MATOS 30/08/2017

Dizem que a justiça tem que ser provocada pra colocar essa corja dos vídeos da delação na cadeia. Então o que o MPE está esperando pra pedir os documentos da delação à PGR? Se com 50 mil Emanuel estava nervoso e emocionado imaginem com um orçamento de 2,5 bilhões de reais? Ele deve estar em êxtase!!! #FORAEMANUEL #FORATAQUES.

positivo
0
negativo
0

Manoel Messias Júnior 30/08/2017

Esse tal Vereador Bussiki tem que ficar louvo mesmo pra derrubar obPrefeito Emanuel Pinheiro porque ele é cunhado do Wilson Santos o galinho da crista quebrada.Sera que o Wilson Santos também não irá entrar na lista dos Deputados? Cuidado wuem tem telhado de vidro não joga pedra no dos outros.

positivo
0
negativo
0

Armando João 30/08/2017

A verdade verdadeira é que, os vereadores que assinaram essa CPI querem mesmo é palanque. Emanoel cometeu crime e deve ser punido, mas isso é com a polícia e a justiça. Vereador deve fiscalizar e, se necessário cassar o mandato do PREFEITO, se este, cometer improbidades no exercício do mandato de prefeito. Simples assim!

positivo
0
negativo
0

9 comentários