facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 04 de Maio de 2025
04 de Maio de 2025

07 de Março de 2025, 07h:00 - A | A

PODERES / PRESENTE DO "PAPAI NENÉL"

Ranalli define contrato do estacionamento rotativo como nebuloso e sem vantagens para Cuiabá

Contrato foi celebrado em 2022 e previa melhorias na infraestrutura do Centro Histórico, mas nenhum avanço previsto aconteceu de forma satisfatória.

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT



O vereador Rafael Ranalli (PL), que preside a CPI da CS Mobi na Câmara de Cuiabá, afirmou que o contrato firmado entre a Prefeitura da Capital e a empresa responsável pelo estacionamento rotativo é "nebuloso" e não traz nenhum benefício para a população cuiabana.

“As anomalias que eu estou falando é que é um contrato no mínimo nebuloso. Ele trata do estacionamento no Centro, porém foi criado na Secretaria de Agricultura e o último item é o estacionamento. Porém foi o primeiro a começar a ser cobrado”, comentou em entrevista à imprensa.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Depois é que começou a construção do mercado, que é o item número um. Então assim, é muito nebulosa a situação desse contrato. Na minha opinião, não traz benefícios”, acrescentou.

O contrato foi celebrado entre o Executivo municipal e a empresa em 2022. A concessão de 30 anos previa melhorias na infraestrutura do Centro Histórico, promovendo acessibilidade e inovação urbana.

Além disso, a empresa ficaria responsável pela reforma do Mercado Municipal Miguel Sutil. Entretanto, nenhum avanço previsto aconteceu de forma satisfatória.

Leia mais - Abilio quer mudar contrato do estacionamento rotativo para não pagar multa de R$ 135 milhões

Primeira oitiva

Na semana passada, a CPI ouviu o servidor municipal Clóvis de Oliveira. Oito meses após o contrato ter sido firmado, ele foi nomeado como fiscal de contrato.

Entretanto, em depoimento, ele afirmou que, na época, não foi comunicado sobre a nomeação. Clóvis disse que descobriu que havia sido nomeado fiscal do contrato durante uma conversa com um colega.

“Foi bem estranho. Eu faço parte do comitê de investimento do CuiabáPrev e tenho um colega da Secretaria de Planejamento que era fiscal suplente do contrato do estacionamento rotativo. Eu comentei com ele: ‘Esse contrato é muito complicado. O secretário de Planejamento não teve dó de você’”, contou no plenário da Câmara.

“Ai ele falou: ‘Como você está falando isso? Você é o fiscal do contrato, você é o titular’. E eu questionei: ‘Eu?’”.

Abilio ameaça romper contrato

Logo que assumiu a Prefeitura de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) afirmou que pretende romper o contrato com a empresa. Entretanto, até o momento, nenhuma medida definitiva foi tomada.

"Uma das propostas é a rescisão do contrato, mas é irreal. Eles querem R$ 135 milhões, e nós não vamos pagar isso nunca. Existem cláusulas que nos permitem encerrar o contrato sem arcar com essa indenização absurda. Então, vamos aguardar e tomar a melhor decisão", afirmou prefeito.

 

Comente esta notícia