facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 11 de Outubro de 2025
11 de Outubro de 2025

11 de Outubro de 2025, 08h:35 - A | A

GERAL / GRANDE CPA LIDERA

Cuiabá registra 62 casos de picadas de escorpiões em setembro

Morada da Serra e Dom Aquino foram as regiões que mais registraram ocorrências.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



A cidade de Cuiabá registrou 66 ocorrências de acidentes com animais peçonhentos no mês de setembro. Quase todos envolvem escorpiões. Os números foram divulgados pela Diretoria de Vigilância em Saúde de Cuiabá.

Ao todo, foram 62 casos de picadas de escorpiões, o que equivale a 94% das ocorrências. Um caso foi registrado envolvendo aranha, o que equivale a menos de 1%. Não houve ocorrência envolvendo serpentes no mesmo período, mas três ocorrências foram registradas com outros animais, o que representa em torno de 5%.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Essa categoria “outros” pode incluir os casos que envolvem lagartas, abelhas, bagres, arraias ou os casos ignorados, que são quando o paciente não sabe identificar que tipo de animal que causou o acidente. Em setembro, todos os casos registrados nessa categoria foram classificados como “leves”.

As ocorrências foram registradas em 40 bairros da Capital, sendo que a região com maior ocorrência foi a Morada da Serra, seguido pelo bairro Dom Aquino.

Conforme o relatório, pode haver subnotificação de casos já que, em alguns casos, as pessoas não buscam os serviços das unidades de saúde ou, em alguns casos, as unidades acabam não notificando a Diretoria de Vigilância em Saúde de Cuiabá.

Comente esta notícia