KAROLLEN NADESKA
DA REDAÇÃO
O promotor de Justiça Célio Joubert Furio, do Ministério Público Estadual (MPE), determinou o arquivamento de uma denúncia feita pela deputada Janaina Riva (MDB) e o ex-deputado Zeca Viana (PDT) contra o ex-governador Pedro Taques (PSDB), por gastos excessivos com materiais publicitários.
O arquivamento da ação de improbidade administrativa ocorreu na quinta-feira (12).
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
No documento, protocolado em 15 de outubro de 2017, os deputados pediam investigação com base em valores de gastos informados no orçamento do Governo, no entanto, segundo o promotor, não foram encontradas irregularidades.
“Analisando os documentos colhidos ao longo da investigação, verifico que não ficou evidenciado nenhum fato causador de dano ao erário. Também não vislumbro a ocorrência de ato que configure improbidade administrativa. Não há que se falar em enriquecimento ilícito. Não é o caso de prosseguimento deste Inquérito Civil, muito menos de propositura de Ação Civil Pública. Entendo que não existem mais diligências viáveis e recomendáveis a serem desenvolvidas. Os fatos estão esclarecidos”, diz trecho de documento.
Sen assim, o MPE entendeu que o bom senso deve prevalecer para não haver devassidão ou ato improbo causando insegurança jurídica.
“Pequenos deslizes, não comprometedores da probidade e que não lesam o erário, mesmo que oriundos de alguma irregularidade não deve estar sujeitos à incidência da LIA, pois caso contrário teríamos a séria insegurança de que qualquer ato que ferisse os princípios administrativos seriam ato de improbidade”, observa o promotor.