APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), revelou ter ficado preocupada com a decisão do frigorífico Marfrig em suspender a sua produção temporariamente em razão do tarifaço imposto pelos Estados Unidos. A carne é o principal produto de Mato Grosso a ser afetado.
“Olha, não fiz o impacto fiscal ainda, recebemos a notícia pela imprensa também. Então, a Fazendária deve fazer um levantamento de impacto fiscal. Fiquei muito preocupada, soltei para a equipe do de auditores fiscais para fazer esse levantamento”, explicou a prefeita.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Até porque nós temos um problema sério com a IBS, que logo começa a implantação. Então, a gente tem muito zelo, pedi para o Marcos [José da Silva, secretário de Fazenda] fazer esse levantamento para ver aonde nós vamos atacar para haver a compensação”, afirmou.
O IBS é o Imposto sobre Bens e Serviços que foi criado com a reforma tributária. Ele substitui o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o ISS (Imposto Sobre Serviços), que seriam os impostos estaduais e municipais.
Apesar de só começar a valer em 2026, os municípios já começaram as ações necessárias para a transição para o novo modelo.
O tarifaço de Donald Trump impôs uma taxa fixa de 50% sobre vários produtos brasileiros, entre os quais a carne. Apesar das questões políticas e ideológicas, a medida também atende aos produtores dos Estados Unidos, que não aceitavam a competição com a carne produzida no Brasil.
ELEITOR 2026 06/08/2025
FAZ O L... E VEM SE LASCAR VC TAMBÉM.....
Demilson 06/08/2025
A suspensao e apenas para a exportacao para os Eua, nao sera suspensa o abate total.
2 comentários