facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 10 de Outubro de 2025
10 de Outubro de 2025

06 de Agosto de 2025, 07h:00 - A | A

PODERES / TARIFAÇO DE TRUMP

Moretti revela preocupação com paralisação de frigorífico em Várzea Grande e quer estudo de impacto

Prefeita pediu estudo de impacto e possíveis formas de compensar a queda na arrecadação, caso ela se mantenha.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), revelou ter ficado preocupada com a decisão do frigorífico Marfrig em suspender a sua produção temporariamente em razão do tarifaço imposto pelos Estados Unidos. A carne é o principal produto de Mato Grosso a ser afetado.

“Olha, não fiz o impacto fiscal ainda, recebemos a notícia pela imprensa também. Então, a Fazendária deve fazer um levantamento de impacto fiscal. Fiquei muito preocupada, soltei para a equipe do de auditores fiscais para fazer esse levantamento”, explicou a prefeita.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Até porque nós temos um problema sério com a IBS, que logo começa a implantação. Então, a gente tem muito zelo, pedi para o Marcos [José da Silva, secretário de Fazenda] fazer esse levantamento para ver aonde nós vamos atacar para haver a compensação”, afirmou.

O IBS é o Imposto sobre Bens e Serviços que foi criado com a reforma tributária. Ele substitui o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o ISS (Imposto Sobre Serviços), que seriam os impostos estaduais e municipais.

Apesar de só começar a valer em 2026, os municípios já começaram as ações necessárias para a transição para o novo modelo.

O tarifaço de Donald Trump impôs uma taxa fixa de 50% sobre vários produtos brasileiros, entre os quais a carne. Apesar das questões políticas e ideológicas, a medida também atende aos produtores dos Estados Unidos, que não aceitavam a competição com a carne produzida no Brasil.

Comente esta notícia

Lili 07/08/2025

Por favor Sra.Prefeita ,a suspensão da exportação é somente para os EUA, é a contribuição dos Lunáticos bolsonarista,para o povo Brasileiro,mexeu no bolso dos grandes empresários,por isso todo esse auê. Quem sabe agora a carne boa chega na mesa dos brasileiros (Utopia)

positivo
3
negativo
1

A Santos 07/08/2025

Os EUA são um ótimo cliente e que paga muito bem pelo que recebe. Outros clientes virão mas, que não pagam tão bem como o cliente rico e abastado. O Brasil perderá uma importante fonte de receita. Os amigos pobres e que pagam pouco pelos produtos não darão a merecida margem de ganho ao sofrido produtor brasileiro. Triste.

positivo
2
negativo
3

Willian 07/08/2025

Cara nada haver o que a Moretti está falando, não traz impacto nenhum para a marfrig, trabalho no setor de comércio estamos matando cerca de 3 mil bois por dia, simplesmente suspendemos para U.S.A mas estamos aumentando em outros mercados, não estamos tendo impacto nenhum

positivo
6
negativo
0

ELEITOR 2026 06/08/2025

FAZ O L... E VEM SE LASCAR VC TAMBÉM.....

positivo
5
negativo
5

Demilson 06/08/2025

A suspensao e apenas para a exportacao para os Eua, nao sera suspensa o abate total.

positivo
8
negativo
0

5 comentários