facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 23 de Junho de 2026
23 de Junho de 2026

26 de Julho de 2018, 07h:00 - A | A

PODERES / FUNDO PARTIDÁRIO

Mauro vai receber R$ 2,5 milhões do DEM nacional para campanha

Resolução do partido destina recursos às campanhas estaduais para Governo e candidaturas femininas.

MIKHAIL FAVALESSA
DA REDAÇÃO



Com sua pré-candidatura ao Governo do Estado definida, o ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (DEM) deve receber, pelo menos, R$ 2,5 milhões da executiva nacional de seu partido. O valor consta em uma resolução assinada pelo presidente do Democratas e prefeito de Salvador (BA), Antonio Carlos Magalhães Neto, conhecido como ACM Neto.

“O nosso presidente, o prefeito de Salvador, ACM Neto, nos garantiu que irá destinar os recursos, mas o valor ainda está sendo definido. Tudo isso será publicado em uma resolução, que terá um critério de igualdade entre os candidatos ao Governo nos Estados e entre os candidatos a deputado federal do partido”, disse Mauro.

“Ao candidato ao cargo de governador de Estado ou do Distrito Federal será assegurado, no mínimo, R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais), sendo que 30% (trinta por  cento) desse  montante serão destinados, pela Comissão Executiva Nacional de Refundação, às candidaturas femininas por ele indicadas”, diz a resolução do dia 4 de julho.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

As candidaturas ao Governo em Mato Grosso têm um teto de R$ 5,6 milhões, conforme estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ex-prefeito de Cuiabá esteve em reunião com ACM Neto e com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), no final de junho, em Brasília. Ao lançar sua pré-candidatura na terça-feira (25), Mauro Mendes afirmou que o valor total ainda não está fechado, mas que houve o compromisso que serão repassados recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), o chamado Fundo Partidário.

“A executiva já sinalizou positivamente. Estivemos lá eu, o senador Jayme Campos, o deputado Fábio Garcia em uma conversa muito franca com o nosso presidente, o prefeito de Salvador, ACM Neto, e ele nos garantiu que irá destinar os recursos, mas o valor ainda está sendo definido. Tudo isso será publicado em uma resolução, que terá um critério de igualdade entre os candidatos ao Governo nos Estados e entre os candidatos a deputado federal do partido”, disse Mauro.

A resolução já publicada ainda prevê que o montante poderá ser incrementado de acordo com o desempenho dos candidatos a Governo nos Estados. O ex-prefeito de Cuiabá deve ser o principal adversário do governador Pedro Taques (PSDB) em sua tentativa de reeleição. As pesquisas prévias indicam, inclusive, que o democrata tem melhores índices e menos rejeição que o tucano.

No documento, o Democratas definiu em R$ 500 mil o valor destinado a cada uma das candidaturas ao Senado Federal. Assim como Mauro Mendes, o ex-governador Jayme Campos teve sua pré-candidatura lançada na terça-feira - o montante destinado a Jayme também pode ser incrementado.  Candidatos a deputado federal deverão ter R$ 1,5 milhão.

Leia mais

Mendes e Jayme pedem 'benção' do diretório nacional para pré-candidaturas

Mauro Mendes quer 'ver dinheiro' antes de lançar campanha a governador

Comente esta notícia