facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

22 de Setembro de 2022, 11h:39 - A | A

PODERES / ACUSAÇÕES SOBRE BRT

Márcia Pinheiro perde 76 veiculações na TV por "calúnias" contra Mauro Mendes

Candidata ao Governo divulgou que documentos comprovariam fraude no BRT, o que é mentira

DO REPÓRTER MT



A candidata ao Governo do Estado e primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro (PV), foi condenada a perder 76 veiculações eleitorais na TV por caluniar o governador Mauro Mendes (UB), que tenta a reeleição. A decisão é do juiz Sebastião de Arruda Almeida, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

Conforme a ação, Márcia divulgou em seu espaço no horário eleitoral que a acusação do seu marido e coordenador de campanha, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), sobre fraude na licitação do BRT, estaria comprovada por documentos e que teria o envolvimento do governador.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Porém, segundo a representação feita por Mauro Mendes, a denúncia é inverídica, "uma vez que a suposta denúncia sequer fora aceita nos órgãos de controle, bem como não há protocolo, origem ou tramite em quaisquer esferas administrativa e/ou judiciária".

"A publicação extrapola a mera crítica política, caracterizando notícia falsa [...] a garantia da liberdade de expressão não confere ao representado o direito de atacar a honra do Governador, com acusações ofensivas e caluniosas, a partir de fontes não confiáveis", diz trecho da representação.

Flagrante desrespeito

Para o juiz Sebastião Almeida, o vídeo divulgado por Márcia Pinheiro atribui crime ao governador "sem qualquer comprovação ou indicação de fonte das acusações, em flagrante desrespeito à legislação eleitoral".

"Constata-se ainda que o seu teor extrapola a liberdade de expressão, ultrapassa a mera crítica política, e sobretudo porque faz acusações sem apresentação e comprovações que essas matérias tenham sido objeto de questionamento judicial pelos ofendidos", destacou.

O magistrado entendeu que é nítida a intenção de Márcia Pinheiro em atingir a imagem e a honra de Mauro Mendes, e por isso ela deve perder o tempo no horário eleitoral que havia sido destinado a fazer tais calúnias, no caso, em 76 veiculações na TV.

"Considerando que houve a divulgação de informações sabidamente inverídicas, que extrapolam o limite da informação e configuram ofensa de caráter pessoal ao candidato, em dissonância com o parecer ministerial, julgo procedente a representação eleitoral ajuizada, confirmando a decisão de ID 18306297 e, portanto, RATIFICO A LIMINAR PARA JULGAR PARCIALMENTE PROCEDENTE O PEDIDO DE DIREITO DE RESPOSTA POSTULADO por MAURO MENDES FERREIRA, , observando-se o que prevê o art. 58 §3º III da Lei 9.504/97, e condenando a parte Representada a perda do tempo da propaganda eleitoral gratuita, nos termos do art. 53, §1°da Lei 9.504/97", decidiu.

LEIA MAIS - Procuradoria Eleitoral pede que TSE negue registro de candidatura de Neri Geller

Comente esta notícia

CIDADÃO 22/09/2022

a população está de saco cheio desses políticos barraqueiros, só sabem menosprezar os candidatos. MM tem erros e acertos, muito mais acertos dos erros, quem melhor para substituir ele ? MP ? EP ? certamente não. Queremos pessoas com compromisso com o povo e não com o próprio bolso.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1