facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 24 de Junho de 2026
24 de Junho de 2026

23 de Julho de 2018, 17h:05 - A | A

PODERES / ROMBO NAS CONTAS

Jayme prevê déficit de R$ 4 bilhões no governo; 'Estão almoçando a janta'

Pré-candidato ao Senado e ex-aliado político, o líder democrata disse considerar que ajustes deveriam ter sido feitos no início da gestão tucana.

MIKHAIL FAVALESSA
DA REDAÇÃO



O ex-senador Jayme Campos (DEM), pré-candidato ao Senado Federal, fez uma avaliação em entrevista ao programa Conexão Poder, na qual prevê que a tendência é de que o caixa do Governo do Estado tenha um déficit de R$ 4 bilhões quando Pedro Taques (PSDB) encerrar seu atual mandato em dezembro deste ano. 

“Hoje o Estado de Mato Grosso tem um déficit de R$ 3,4 bilhões. Ele [Taques] tinha que ter feito um ajuste lá atrás, feito uma reforma administrativa. Tinha tudo para isto, tinha capital político, tinha apoio da Assembleia Legislativa, e era um desejo da sociedade. Não digo nem anular aquelas leis, mas repactuar. Deu no que deu”, disse se referindo a reajustes nos salários dos servidores públicos estaduais aprovados ainda na gestão do ex-governador Silval Barbosa. Clique aqui e assista na íntegra.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Hoje o Estado de Mato Grosso tem um déficit de R$ 3,4 bilhões. Ele [Taques] tinha que ter feito um ajuste lá atrás, feito uma reforma administrativa. Tinha tudo para isto", considerou Jayme.

Além de senador, Jayme também comandou o Palácio Paiaguás entre 1991 e 1994. O democrata avaliou que o Estado arrecada valores significativos, acima da inflação, mas que é preciso tomar medidas para equilibrar as despesas.

“Estamos com uma máquina arrecadadora gigantesca, arrecadando acima da inflação, mas não tem suportado. O custo da máquina está pesado. Mato Grosso hoje, lamentavelmente, o que se arrecada mal e porcamente consegue pagar a folha. Estão almoçando a janta. E a tendência que está se desenhando aí, pelas informações que a gente tem, é que vai se chegar em dezembro com um passivo, um déficit, de R$ 4 bilhões. Pesadíssimo. Então, vai ter que se tomar algumas medidas para ajustar receita e despesa”, avaliou.

"O custo da máquina está pesado. Mato Grosso hoje, lamentavelmente, o que se arrecada mal e porcamente consegue pagar a folha. Estão almoçando a janta", observou.

Jayme apoia a candidatura do ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (DEM) ao Governo. Os dois são dissidentes do grupo que deu sustentação à eleição de Taques em 2014. O democrata disse não estar decepcionado com o tucano e que deveria ser dado “um desconto” ao governador pela falta de experiência como gestor público – Taques foi advogado, procurador da República e senador antes de ser eleito ao Governo.

“Eu não me decepciono de maneira alguma com a pessoa, até porque você tem que dar um desconto para o Pedro, né? Ele nunca foi um empresário, um gestor público, nunca ocupou um cargo no Executivo. Eu imagino que se esforçou o máximo possível, mas lamentavelmente o Estado vive um quadro agora muito ruim”, disse Jayme.

Leia mais

Jayme: Taques não tem autoridade para falar de ladrão; veja vídeo

Jayme confirma Mendes ao Governo, Pivetta a vice e Fávaro ao Senado

Comente esta notícia

Teodoro da Silva Junior 23/07/2018

Parece que quem está falando seja um ícone da responsabilidade fiscal! Quem diria que o político que quebrou o estado, deixando para o sucessor 3 folhas de pagamento atrasadas viria ainda a querer dar lições e conselhos de responsabilidade! Quem conhece a sua história não acredita em nada do que diz quem já fez o que fez na gestão do estado!

positivo
0
negativo
0

1 comentários