DA REDAÇÃO
O ministro do STF, Luiz Fux deu mais um duro golpe nos colegas de Corte e também no governo Lula. Ele afirmou em seu voto no julgamento de Bolsonaro que, "abolição do Estado Democrático" foi o "mensalão" do governo Lula 1 e Lula 2.
"Buscavam, por meios escusos e ilícitos, mediante condutas criminosamente articuladas, corromper o exercício do poder, ultrajar a dignidade das instituições republicanas, apropriar-se da coisa pública, dominar o Parlamento e controlar a qualquer custo o exercício do poder estatal. Isso sim, é abolição do Estado democrático", disse Fux, em relação ao caso do mensalão (ação penal 470), julgado pelo STF entre 2012 e 2014.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Fux afirmou que o mensalão foi "golpe gradual", baseado na usurpação do patrimônio público para desestimular opositores. Fux, vale lembrar, foi indicado ao STF em 2011 pela então presidente Dilma Rousseff.