facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 09 de Setembro de 2025
09 de Setembro de 2025

09 de Setembro de 2025, 18h:30 - A | A

PODERES / NO 7 DE SETEMBRO

Presidente da AL critica bandeira dos EUA em manifestação pró-Bolsonaro: “Síndrome de vira-lata”

Deputado defende que os problemas do Brasil devem ser resolvidos internamente

GUSTAVO CASTRO
DO REPÓRTERMT



O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), se posicionou contra a presença de bandeiras dos Estados Unidos nas manifestações em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, realizadas no último domingo (7), data em que é celebrado o Dia da Independência. Para o parlamentar, a atitude não faz sentido e reforça a chamada “síndrome de vira-lata”.

É totalmente ilógico. Eu sou brasileiro e sempre vou defender a minha bandeira e a paz do nosso país. Quem nasceu aqui precisa valorizar o Brasil”, declarou à imprensa nesta terça-feira (9).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Leia mais - Líderes da direita e apoiadores de Bolsonaro lotam praça do Choppão em ato por anistia; veja vídeo

Russi fez uma comparação com sua vida particular. Segundo ele, assim como ele não aceita que pessoas de fora interfiram na criação de seus filhos, também não considera adequado que brasileiros exaltem outro país em um momento cívico nacional.

O parlamentar destacou ainda que os problemas do Brasil devem ser enfrentados internamente e que os norte-americanos não se preocupam com as dificuldades de outras nações, por se considerarem superiores.

Se temos problemas, é aqui que devemos resolvê-los. O americano é nacionalista, defende os interesses dele e se coloca como melhor que os outros. Então não faz sentido um brasileiro carregar a bandeira dos Estados Unidos em pleno 7 de setembro”, afirmou.

"Acho muito ruim a gente querer dizer ou trabalhar e fortalecer uma nação que acha que é uma nação que se acha superior”, acrescentou o chefe da Casa de Leis.

Protesto

O ato “Reaja Brasil”, convocado nacionalmente, aconteceu em Cuiabá, em frente à Praça 8 de Abril, mais conhecida como Praça do Choppão, no bairro Duque de Caxias. O movimento defendeu anistia aos presos do 8 de janeiro e apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Durante a manifestação, manifestantes desfilaram com bandeiras do país norte-americano, placas com mensagens como “Anistia Já” e marcharam em círculos ao som da música “Eu Te Amo, Meu Brasil”.

Entre os presentes estiveram o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL); o deputado federal Rodrigo da Zaeli (PL); os vereadores Rafael Ranalli (PL), Dilemário Alencar (União Brasil), Tenente Coronel Dias (Cidadania), Michelly Alencar (PL) e a primeira-dama de Cuiabá e vereadora Samantha Iris (PL). Também participam os deputados Elizeu Nascimento (PL), Coronel Fernanda (PL) e Coronel Assis (União Brasil), além de outras lideranças políticas e apoiadores.

Comente esta notícia