DA REDAÇÃO
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta terça-feira (9) para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado.
Como relator, Moraes foi o primeiro a votar no julgamento. A expectativa é de que o julgamento seja concluído até a próxima sexta-feira (12). O que chama atenção são "provas" citadas por Moraes e seu comentário sobre saber perder.Numa das provas apresentadas, Moraes argumenta que foi "preparatória para uma tentativa de retorno à posição de colônia brasileira, só que não mais em Portugal”.
As "provas cabais", segundo Moraes, são: Live de julho de 2021 colocando em xeque a credibilidade das urnas eletrônicas; Reunião ministerial em 2022; Reunião com embaixadores; Ações da PRF no segundo turno; A minuta golpista; Plano Punhal Verde e Amarelo e Atos violentos. “Nós estamos esquecendo aos poucos que o Brasil quase voltou a uma ditadura que durou 20 anos, porque uma organização criminosa constituída por um grupo político não sabe perder eleições”, disse o ministro.