facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 10 de Setembro de 2025
10 de Setembro de 2025

10 de Setembro de 2025, 11h:24 - A | A

PODERES / VEJA VÍDEO

Audiência da Educação tem embate entre Sintep e Abilio na Câmara: “Ganho do PT de novo”

Prefeito e sindicalistas trocaram farpas durante evento realizado nessa terça-feira (09)

VANESSA MORENO
DO REPÓRTERMT



A audiência pública realizada nessa terça-feira (09), na Câmara Municipal de Cuiabá, para debater uma proposta de privatização das escolas municipais da Capital, foi marcada por um embate entre membros do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) e o prefeito Abilio Brunini (PL).

Entre trocas de farpas no plenário, o prefeito chegou a dizer aos sindicalistas que a maioria não sabe quanto é 4x4. Após a fala de Abilio, os participantes da audiência reagiram com vaias, momento em que o professor Robinson Cireia disse: “Vamos respeitar a fala dele, porque quem faz humilhação não somos nós. Vamos ficar em silêncio, pessoal”.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Para rebater, Abilio disparou: “Não confundam, não achem que eu estou me preocupando com esse posicionamento político de muitos de vocês. Eu vim trazer um esclarecimento a pedido do vereador Mário Nadaf (PV). O vereador me convidou, pediu pra que eu viesse fazer um esclarecimento. O confronto político deixa para as eleições que a gente ganha de vocês de novo”.

Novamente o prefeito foi vaiado e um dos participantes interveio pedindo para as pessoas ouvirem a fala de Abilio e deixar as vaias para o final.

Abilio respondeu relembrando que na Câmara não há nenhum vereador do Partido dos Trabalhadores (PT).

“Ouça a gente falar, se vocês não gostarem vocês vaiem no final. Podem vaiar, não tem problema nenhum. A vaia faz parte do processo democrático é natural, mas não tem nenhum vereador do PT dentro desse parlamento”, disse.

Ainda na audiência pública, Abilio reagiu também à fala da conselheira de Educação e vice-presidente da subsede do Sintep em Várzea Grande, Leilane Borges, que usou o termo “todes” para cumprimentar os presentes. Neste momento, o prefeito, que já havia se posicionado contra o pronome neutro em outra ocasião, ameaçou deixar o local.

LEIA MAIS: Abilio deixa mesa em audiência na Câmara após conselheira de educação falar "todes"

A proposta de Abilio, tema da audiência pública, é privatizar a administração das escolas municipais em Cuiabá a partir de 2026.

Veja vídeo:

Comente esta notícia