DO REPÓRTER MT
O senador Wellington Fagundes (PL) afirmou nesta quarta-feira (10) que o voto do ministro Luiz Fux no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) representa “uma luz no fim do túnel”. Para o parlamentar, a posição do ministro rompeu a narrativa única e deu esperança de que o processo seja anulado.
“Acendeu-se uma luz no fim do túnel, mas sabemos que não é algo unânime. Seguimos firmes na esperança de que a justiça verdadeira prevaleça”, disse.
Na sessão da manhã, Fux defendeu a anulação da ação penal, alegando que o STF é incompetente para julgar os réus por não terem mais foro privilegiado. Ele também apontou falhas no direito de defesa, reforçando a necessidade de rever o caso. O julgamento, que envolve Bolsonaro e outros sete réus, tem placar parcial de 2 a 1 pela condenação, com votos do relator Alexandre de Moraes e Flávio Dino.
Fagundes disse que o julgamento é um “ataque à democracia” e pediu a anulação imediata do processo. Apesar do voto favorável de Fux, ele ponderou que o resultado final ainda depende da maioria dos ministros, já que faltam os votos de Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.
Leia mais - Fux retoma voto, após indicar absolvição dos réus em 3 crimes; acompanhe