facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 31 de Agosto de 2025
31 de Agosto de 2025

09 de Setembro de 2021, 08h:30 - A | A

PODERES / ATOS DE 7 DE SETEMBRO

Emanuel diz que Bolsonaro não foi antidemocrático e defende diálogo

O prefeito ainda afirmou que o MDB não discute o pedido de impeachment do presidente da República e que sociedade está saturada.

DAFFINY DELGADO
DA REDAÇÃO



O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) disse acreditar que o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) não foi “antidemocrático” em seu discurso nas manifestações realizadas no ferido do dia da Independência.

Para o prefeito, as falas do presidente na terça-feira (7), em Brasília, quando afirmou que não aceitará nenhuma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, foram atrapalhadas por seu temperamento.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Claro que não cabe a nenhum presidente de uma democracia moderna falar em golpe, ou insinuar golpe. Mas eu acho que é a forma de expressar. Hora que ele diz que uma decisão monocrática de uma única pessoa pode colocar em risco a vida pública de uma pessoa eleita com quase 60 milhões de votos, tem sentido o que ele está falando, então ele quer questionar isso. Acho que isso tem que ser discutido. Se esse modelo está certo, não está certo... acho que tem que ser discutido exatamente isso”, afirmou durante coletiva de imprensa na UBS do Parque Ohara.

“O presidente Bolsonaro, pelo menos das vezes que estive com ele, da forma que eu vejo ele administrar, não me parece ser um antidemocrata. Às vezes é falta de diálogo mesmo. Precisa ser mais afeito ao diálogo, entender que na democracia a gente precisa. Quantas decisões não temos que tomar que, às vezes, não representa o que a gente quer? Mas você representa a sociedade, a sociedade vive na diversidade mesmo, tem as opiniões contrárias, essa é a dimensão da democracia, e que prevaleça a vontade da maioria”, completou prefeito.

Sobre as manifestações em Cuiabá, o prefeito disse que ficou feliz com o resultado pacífico. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 30 mil pessoas foram às ruas dar apoio a Bolsonaro.

"Desde que seja pacífica, avisada, respeitando a lei, e avisada com antecedência, não tem nenhum problema e foi uma demonstração belíssima de uma manifestação pacífica, não houve agressões, inclusive foi registrado que Cuiabá não houve agressões nem aos poderes e às instituições, então isso é uma demonstração de maturidade política da população cuiabana", declarou.

Leia também: Carreata pró-Bolsonaro em Cuiabá reúne 30 mil pessoas; veja vídeo

Além disso, Emanuel ressaltou que ficou clara a força do presidente e que, “claramente, há uma saturação de um ponto importante da sociedade”.

“Existe um sentimento que precisa haver muita maturidade e responsabilidade de toda a classe política, autoridades e todos representantes de Poderes e instituições. Mais do que nunca o Brasil está precisando de líderes. Existe um faixa da sociedade que está no limite e isso precisa isso ser detectado, conversado e contornado pelo bem do estado democrático de direito e da democracia, que é um patrimônio de toda a sociedade”, disse.

Pedido de impeachment

Após o discurso de Bolsonaro, o presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi, criticou o tom de ataque às instituições por meio de uma nota de repúdio.

Segundo Emanuel, ao contrário do PSDB nacional, que afirmou que irá discutir a possibilidade de impeachment do presidente, o MDB, seu partido, se pronunciou apenas defendendo a harmonia entre os poderes. “Nosso papel de bombeiro, e não de incendiar”, defendeu.

“Eu li a nota do presidente Baleia, o PSDB em nível nacional que está marcando uma agenda para discutir impeachment, o MDB não, o MDB defende o Estado Democrático de Direito e a independência e harmonia dos poderes e instituições como está na constituição, e esse é o nosso papel de bombeiro, e não de incendiar, nós queremos contornar essa crise institucional, preservar os pilares da democracia, do Estado Democrático de Direito que é uma conquista da sociedade brasileira, da sociedade moderna, é muito caro para o Brasil, e eu defendo o amplo diálogo”.

Comente esta notícia

Fenix 09/09/2021

PREFEITO EU TINHA UMA CERTA ADMIRACAO PELA SUA PESSOA, CONTUDO NOS ULTIMOS 30 DIAS O SR MUDOU A POSTURA E COMECOU A DEFENDER O BOLSONARO. EU PENSAVA EM PEDIR VOTOS PRA VC NA ELEICAO PROXIMA, MAS DO JEITO QUE ESTOU VENDO A SUA CONDUTA, NAO DA. O ATO DO PRESIDENTE NAO FOI ANTI DEMOCRATICO? COMO? RAPAZ O DISCURSO DELE É DE EXTREMISMO, DESPOTICO, OFENDE DETURPA A IMAGEM DE TODOS QUE SAO OPOSTOS A ELE. VENHAMOS E CONVENHAMOS A INTENCAO DELE ÉRA AGLOMERAR MAIS DE 3 MILHOES DE PESSOAS EM BRASILIA E ASSIM INSTIGAR UMA INVASAO EM MASSA, ASSIM DARIA LEGALIDADE PARA INVOCAR O EXERCITO, POREM, CONTUDO, TODAVIA O NUMERO DE PESSOAS FOI INSUFICIENTE PARA COMETIMENTO DO ATO. PARA COM ISSO PREFEITO, QUEM NAO ENTENDE DO CAMPO JURIDICO ACHA QUE O STF ESTA AGINDO COM TRUCULENCIA, MAS O DOUTOS SABEM QUE O STF ESTA 'GUARDIANDO' A CFRB/88, POIS A INTENCAO DO PRESIDENTE É RASGÁ-LO E OUTORGAR OUTRA A MODO GETULIO, A MODO 1964.O

positivo
0
negativo
0

1 comentários