RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO
O Jornal Nacional, da TV Globo, voltou a divulgar, na noite desta segunda-feira (28), mais vídeos apresentados em delação premiada pelo ex-governador Silval Barbosa (PMDB) que mostram ex-deputados enchendo os bolsos com dinheiro de propina, entregue pelo então chefe de gabinete do peemedebista, Silvio Cezar Corrêa.
Nas imagens aparecem os ex-deputados estaduais Antônio Carlos Azambuja e Airton Português recebendo parte da propina de R$ 600 mil, dentro do Palácio Paiaguás. O dinheiro era desviado de contratos de empresas com o Governo.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Azambuja chega ao gabinete de Silvio com uma pasta usada para guardar computador. O então deputado tenta colocar todo o dinheiro na pasta, R$ 50 mil, mas não cabe. Em seguida ele tenta fazer maços menores, mas também não consegue guardar o dinheiro, mesmo apertando a mala, por falta de espaço.
Ao perceber que não caberia, o ex-deputado começa a encher os bolsos do paletó de dinheiro. Depois ele começa a reclamar da imprensa em Brasília.
“Brasília é um inferno. Imprensa ali detona qualquer um. O cara vem para [inaudível] já tá no anonimato", disse.
Em outra gravação, Silvio entrega dinheiro em família. Aparecem nas imagens dois irmãos: o ex-deputado estadual Airton Português (PSD) e a irmã dele, Vanice Marques, ex-secretária Estadual de Turismo.
Ao ver Silvio Cezar colocar o dinheiro na mesa, Vanice prepara a bolsa e começa a guardar os maços de dinheiro.
Outro vídeo mostra o deputado estadual Baiano Filho (PSDB), que não recebe dinheiro, mas se irrita ao questionar um acordo sem data para se cumprido.
"O presidente prometeu lá. Você que tinha arrumado um milhão e oitocentos. Dou conta não, dou conta não. Eu preciso!", argumenta.
Silvio Cezar responde: "Eu sei, mas não tem como. Não tem”. Em seguida, Baiano afirma. "Mas ele falou na hora, pô. Esse povo não... não cumpre o que fala?"
“Mensalinho”
Na quinta-feira (24), o JN também mostrou imagens também em que aparecem os ex-deputados Alexandre César (PT), Hermínio Barreto (PR), a prefeita de Juara Luciane Bezerra (PSB) e o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP) recebendo dinheiro das mãos do então chefe de gabinete de Silval.
Emanuel aparece colocando maços de dinheiro nos bolsos do paletó. A quantia era tanta que ele deixa cair um maço, depois se abaixa e pega.
Também aparece nas imagens, a ex-deputada, atual prefeita de Juara Luciane Bezerra (PSB), que guarda maços de dinheiro na bolsa.
As gravações ainda comprometem o ex-deputado estadual, e procurador do Estado, Alexandre que coloca o dinheiro em uma mochila.
O deputado federal Ezequiel Fonseca, líder da bancada de Mato Grosso em Brasília, também foi flagrado.
O ex-deputado estadual, Hermínio Jota Barreto aparece guardando o dinheiro em uma maleta.
Todos os políticos flagrados eram deputados estaduais quando receberam o dinheiro, pago para garantir apoio dos parlamentares ao Governo de Silval.
A delação descrita como monstruosa, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux, revela que os pagamentos foram feitos entre os anos de 2010 a 2014.
Veja o vídeo: