facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

08 de Agosto de 2022, 14h:37 - A | A

PODERES / "GRAMPOLÂNDIA PANTANEIRA"

Delegada indicia Jarbas por falsidade ideológica, violação de sigilo e mais 2 crimes

Outros seis inquéritos policiais que apuram os fatos estão em fase conclusiva

DO REPÓRTER MT



A Polícia Civil concluiu nesta segunda-feira (08.08), por meio da Força Tarefa, o inquérito policial nº 01/2017, que apura o caso de escutas ilegais no Estado de Mato Grosso, conhecido como “Grampolândia Pantaneira”.

O relatório final foi encaminhado ao Judiciário e indicia o delegado aposentado Rogers Jarbas, ex-secretário de Segurança Pública do governo de Pedro Taques, pelos crimes de falsidade ideológica, violação de sigilo funcional, usurpação de função pública e obstrução de justiça.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

As investigações apontaram que, à época dos fatos, Jarbas se aproveitou do cargo que ocupava, de natureza política, para atrapalhar o rumo das investigações, com o intuito de “blindar” a suposta organização criminosa. O grupo envolvia agentes públicos civis e militares e, inclusive, chegou a alugar uma sala comercial para funcionamento do escritório clandestino de “escutas” ilegais.

Embora tenha sido instaurado em 2017, o andamento do inquérito policial foi afetado por decisões do Superior Tribunal de Justiça e pela pandemia da covid-19, que provocou, ainda, mudanças na equipe da Força Tarefa.

Ao final, as investigações resultaram em 14 volumes de pastas, que totalizam 14.055 páginas e 9h23min36s de oitivas colhidas pelo sistema audiovisual.

A delegada responsável pelas investigações, Ana Cristina Feldner, ressaltou que foram colhidos inúmeros elementos informativos em outros seis inquéritos policiais, que, em decorrência da gravidade dos crimes, em tese praticados, estão em fase conclusiva, sendo possível estabelecer a conexão e coordenação entre os procedimentos.

“É importante destacar e agradecer aos investigadores, escrivães e delegados que fazem e fizeram parte desta Força-Tarefa, pelo excelente trabalho desenvolvido”, disse a delegada.

Comente esta notícia

ADEMAR TORRES DE ALMEIDA 08/08/2022

Vejo aí o talento excepcional dos investigadores que trabalharam nesse caso. A polícia civil possui investigadores de excelência com notório saber em inteligência, por isso que resultou em uma investigação profunda e consistente que subsidiou tanto Ministério Público oferecer a denúncia quanto o juiz formar a sua convicção.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1