VANESSA MORENO
DO REPÓRTERMT
A Câmara de Tangará da Serra (a 252 km de Cuiabá) aprovou, na terça-feira (02), o Projeto de Lei Ordinária nº 273/2025 que altera dispositivos da Lei nº 3134/09 e garante R$6,3 mil de verba mensal para custear as despesas dos vereadores do município. O texto foi aprovado com 11 votos favoráveis e três ausências e proporciona aos parlamentares o recebimento de 60% do salário a mais.
De acordo com o texto do projeto, o valor será para custear transporte, passagens aéreas e terrestres, alimentação, hospedagem, divulgação da atividade parlamentar, consultoria, telefonia, manutenção de veículos, cursos e eventos, postagem de correspondências e internet e lavagem de veículos.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O projeto também estabelece que o pagamento será feito diretamente na conta do parlamentar até o terceiro dia útil de cada mês.
Em relação à prestação de contas, deverá ser feita mediante a apresentação de relatórios de atividades parlamentares, protocolados na contabilidade para análise prévia e remetidos à presidência.
Ainda de acordo com o texto, o vereador que quiser poderá renunciar a verba.
O projeto de lei é de autoria dos vereadores Horácio Gomes Pereira, Sebastian Ramos, Romer Sator Yamashita, Roseleene Ferreira de Lima, Valdeneide Ferreira Santana, Evania Felix da Silva Gragel, Fabio da Silva Brito e Sarah Monalisa da Silva Botelho Lima.
Durante sessão, a vereadora Sarah Botelho (PSD) foi à tribuna defender a proposta dizendo que a verba servirá para custear a viagem de parlamentares para buscar recursos para o município em outras cidades.
“As pessoas ficam muito vinculadas a entender que a nossa atribuição é só fiscalizar e hoje o nosso município e associações, esporte, saúde, cultura, educação, todos estão recebendo emendas através da busca de todos os vereadores que aqui estão. Mas para conseguir essas emendas não é aqui dentro da Câmara Municipal que nós conseguimos não. Nós temos que sair daqui, sair dessa casa e ir atrás buscar essas possibilidades”, disse.
Em sua fala, ela disse também que, atualmente, tem acesso à recursos por meio do ministro da Agricultura Calors Fávaro (PSD).
“Graças a Deus, Deus me colocou num partido onde tenho a possibilidade de ter acesso, através do senador e ministro Carlos Fávaro” ressaltou.
A parlamentar disse ainda que o seu trabalho está sendo prejudicado pela demora em receber o valor das passagens.