DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (União Brasil), afirmou essa semana que vai reivindicar que a Executiva Nacional do União libere seus filiados nos estados para escolher quem deverão apoiar nas eleições presidenciais de outubro.
Esta semana, o União Brasil anunciou o lançamento da candidatura do deputado federal Luciano Bivar (PE), como terceira via diante da disputa polarizada entre o presidente Jair Bolsonaro (PL), que buscará a reeleição, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Em Mato Grosso, assim como em outros estados, a decisão de candidatura própria pode atrapalhar os planos de alianças com os dois principais candidatos: Bolsonaro e Lula.
Vale ressaltar que o governador Mauro Mendes (União), já declarou publicamente apoio integral à reeleição de Bolsonaro e vai reivindicar a liberação dos filiados em relação ao pleito.
De acordo com Botelho, a decisão do partido em lançar um nome com chances mínimas de vitória não é viável e prejudica as agremiações nos estados.
"Nós aqui no Estado estamos pregando, junto com o governador, que haja uma liberação e que não tenha candidato. Seria o melhor, porque nós já temos definições nos estados muito bem feitas", declarou.
"Lançar um candidato que as chances são mínimas ou quase zero de ter sucesso, nesse momento, eu não vejo como plausível para o partido. Então nós estamos defendendo esse aspecto que fique liberado para que cada estado tome as suas posições", completou Botelho.
Lançamento oficial
De acordo com a Executiva Nacional, a candidatura de Bivar deverá ser lançada no próximo dia 31, durante um evento no Centro de Convenções, em Brasília. Apesar de ter o nome da cabeça da chapa, a sigla ainda não definiu quem deverá ser o vice.
Leia mais - Mauro: Defendo Bolsonaro e vamos ajudá-lo no processo de reeleição