RAFAEL MACHADO
DA REDAÇÃO
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), deve se manifestar sobre o pedido de afastamento do governador Pedro Taques (PSDB) durante a sessão vespertina desta terça-feira (13). Ele deve anunciar se aceita ou não a solicitação. Caso seja aprovado, o documento será analisado e votado pelos 24 deputados estaduais.
Sem dar detalhes de sua decisão, Botelho garantiu que apresentará após analise do “extenso” parecer da Procuradoria do Legislativo.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Passei o final de semana lendo ele [parecer da Procuradoria], e está praticamente terminado, na sessão de amanhã eu devo colocar minha posição para os deputados no plenário”, disse em entrevista a rádio Capital FM, na segunda-feira (12).
O requerimento foi apresentado pela líder da oposição, deputada Janaina Riva (MDB), após quebra do sigilo da delação premiada de Alan Malouf à Procuradoria Geral da República (PGR). No depoimento, o empresário cita sobre esquema de caixa 2 para campanha de Pedro Taques na eleição de 2014.
Para o presidente da Assembleia a decisão sobre o afastamento terá um perfil mais político do que jurídico.
“É uma decisão política. Existem fundamentos para afastar o governador, existe legalidade na apresentação da deputada, mas a decisão é metricamente mais política do que uma decisão jurídica. Juridicamente há sim condições, mas politicamente tem que ser avaliado se dá resultado ou se não dá”, pontua.