DA EDITORIA
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), voltou a criticar o ensino público da capital. Em um vídeo publicado nas redes sociais, nesse domingo (17), o chefe do Executivo afirmou que grande parte dos estudantes não sabem sequer o básico.
“A maioria dos alunos da escola pública de Cuiabá não sabe o básico da multiplicação e tem mais um detalhe, você já viu o tanto que a gente gasta com a Educação?”, questiona o prefeito.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Segundo Abilio, este resultado não seria culpa somente do Governo, tanto Estadual quanto Municipal, mas também dos pais desses alunos.
“25% dos recursos da Prefeitura e 25% do Estado são gastos na educação, mas poderiam ser tratados como investimentos se os resultados fossem outros. [...] E não é só jogar culpa no Governo do Estado ou na Prefeitura, parte desse problema também é omissão dos pais, no fator da Educação. Como um pai não perguntar para o filho como está o desenvolvimento dentro da escola”, completou.
Conforme o prefeito, cerca de 46% dos alunos da rede municipal não estão alfabetizados na idade correta.
“Os pais são ocupados, eu sei disso, tem bastante tarefa, eu sei disso. Mas os pais precisam acompanhar os filhos na escola, ver os boletins. Até quando vamos fechar os olhos para essa situação?”, desabafou.
Ainda no vídeo, Abilio finalizou que quer recolocar Cuiabá entre as dez melhores redes do país.
“Quero que, ao final da gestão, quando alguém perguntar a tabuada, o estudante responda de forma sequencial, porque isso não é brincadeira, é resultado necessário”, concluiu.
ANA CLAUDIA DOURADOS 19/08/2025
O Problema é que a situação não é só culpa de governantes ou professores, os pais não acompanham seus filhos e colocou toda responsabilidade de educação para escola, até mesmo, os educadores perdem tempo ensinando valores que deveriam ser passados em casa.
Educação melhor investimento 19/08/2025
O aprendizado está uma vergonha para os educadores, governantes pais e alunos que ficam arrumando desculpas, o problema é grave , se tem investimento faltam metas , estabelecer metas a alcançar e cobrar resultados, alguns professores não sabem repassar o conteúdo, , no Enem tudo é cobrado mesmo
Sebastião 19/08/2025
Abílio fala, fala e não vejo nenhuma boa proposta de ensino. Nossas escola existem desde 1500, você sabia de tudo isso. O vai fazer??? Espero pare de falar em gastos e invista realmente no ensino. Escolas modernas, utilize o matéria PNL, pare de utilizar apostilas, uniformes não melhora ensino. Os 4 anos de mandato Espero consiga construir uma escola realmente do Ceculo XXI e com metodologia de ensino de escolas que os alunos aprendam. Se tiver um bom secretário, que seja um bom educador poderá começar a fazer a diferença.
Deuzuita Carmo lopes 19/08/2025
Infelizmente é a mas pura verdade, A tal didática de ensino hoje não dar condições nenhuma. As crianças nem ler sabem, matemática nem se fala. Mas matérias consideradas decorativas misericórdias não sabem o que é e estado ou capitais. Datas comemorativas e outras . Parabéns prefeito tem gente que n as o gosta da verdade.
4 comentários