facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 23 de Junho de 2024
23 de Junho de 2024

13 de Dezembro de 2022, 06h:00 - A | A

OPINIÃO / ANGÉLICA, FLÁVIA, WASHINGTON

Outubro Movimente: de repente a gente muda a mente



Pela primeira vez, Mato Grosso recebeu o reconhecimento nacional do maior prêmio do Brasil destinado a servidores públicos: o Prêmio Espírito Público. O projeto “Outubro Movimente: de repente a gente muda a mente”, protagonizado por nós, Angélica de Andrade Monteiro Costa, Flávia Pimenta de Medeiros Calmon e Washington Fernando da Silva, servidores da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), foi vencedor na categoria gestão de pessoas.
A cerimônia de premiação ocorreu no Rio de Janeiro, no último dia 30. Semelhante a uma festa de gala, teve tapete vermelho, fotógrafos, jornalistas, revista própria… Parecia que estávamos em uma festa do Oscar.

O nosso projeto foi premiado porque, apesar da inexistência de recursos orçamentários e financeiros, nós não nos limitamos e inovamos ao criar o “Outubro Movimente: de repente a gente muda a mente”, utilizando apenas as estruturas existentes e o networking da equipe.

Interagimos com mais de 2.000 servidores públicos estaduais e 30 palestrantes voluntários, renomados nacionalmente, em uma sequência de eventos híbridos (presencial e online), o que promoveu um inédito compartilhamento e intercâmbio de experiências relacionadas à intraempreendedorismo e inovação no setor público. Foram 23 dias de muita discussão e partilha de experiências, com palestras, mentorias de ideação, oficinas de linguagem simples e sobre o servidor público do futuro, além de desafio de pitch.

O “Outubro Movimente: de repente a gente muda a mente” foi capaz de gerar um grande despertar do ecossistema de inovação em governo e deu início a uma mudança de paradigma, por fazer com que os servidores passem a se enxergar como agentes de transformação, intraempreendedores, capazes de impactar de forma positiva na vida das pessoas.

O projeto deu a ignição e foi catalisador de uma série de ações e iniciativas no estado de MT: o aumento do engajamento e apoio do nível estratégico (governador e secretários) com a instituição da Política de Inovação em Práticas Públicas no âmbito do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, por meio da publicação do Decreto 1.200, em 16 de dezembro de 2021;

A criação do Laboratório de Inovação em Práticas Públicas, que passou a ser gerenciado pela servidora vencedora do desafio lançado no “Outubro Movimente: de repente a gente muda a mente”;

A garantia de continuidade do projeto OUTUBRO MOVIMENTE, que passou a ser previsto formalmente no planejamento anual do Governo de Mato Grosso, com recursos orçamentários; neste ano, além de palestras, oficinas, mentoria e desafio, a segunda edição evento, agora intitulado “Outubro Movimente: ideias em movimento”, também promoveu atividades desportivas, para estimular a criatividade, interação, cooperação e liderança dos servidores públicos;

A interação de empreendedores públicos locais com expoentes de inovação no cenário nacional, colaborando para o início de um ecossistema local de intraempreendedorismo público e inovação;

A criação da “Trilha da Inovação”, que é um programa inovador de desenvolvimento de competências para intraempreender e inovar, criado a partir da experiência e resultados do “Outubro Movimente: de repente a gente muda a mente”;

A criação do prêmio de inovação em práticas públicas do Estado de MT, uma vez que, por conta do sucesso do “Outubro Movimente: de repente a gente muda a mente”, a equipe conseguiu articular reuniões com o governador de Mato Grosso, que apoiou a criação de um prêmio anual para recompensar e estimular os servidores públicos empreendedores que implementaram iniciativas de inovação.

Enfim, foi a energia e sinergia promovida pelo “Outubro Movimente: de repente a gente muda a mente” que impulsionou uma nova “era” da inovação em práticas públicas e protagonismo intraempreendedor do servidor público. Um projeto criado do zero, sem recursos financeiros algum, realizado com a atitude empreendedora de três protagonistas que acreditam que os servidores públicos são capazes de transformar e melhorar muito a vida dos cidadãos, é o vencedor do Prêmio Espírito Público.

Quem tiver interesse em conhecer mais sobre o sistema de inovação basta acessar o link.

Angélica de Andrade Monteiro Costa, Flávia Pimenta de Medeiros Calmon e Washington Fernando da Silva são servidores públicos da Secretaria de Planejamento e Gestão.

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia