facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

06 de Março de 2023, 08h:06 - A | A

OPINIÃO / LAERTE BASSO

A nova lei da laqueadura



Entrou em vigor a partir do dia 5 de março alterações na Lei do Planejamento Familiar aprovada em setembro de 2022. A Lei 14.443 traz modificações importantes em relação a procedimentos como a laqueadura e a vasectomia. Com a nova legislação, homens e mulheres podem solicitar e realizar o procedimento sem a autorização prévia do cônjuge.

Além disso, há uma mudança na idade mínima para a realização das operações. Anteriormente, era necessário ter 25 anos ou dois filhos vivos. Agora é possível solicitar a esterilização com 21 anos. Em casos onde a (o) paciente possuir dois filhos vivos e menos idade, também é possível a realização de ambas as cirurgias.

A mudança é uma vitória no direito reprodutivo das mulheres. Ainda que a lei inclua também a esterilização cirúrgica masculina (vasectomia), essa alteração facilitará o acesso a essa medida de planejamento familiar.

As principais mudanças são:

- Idade para a realização da laqueadura ou vasectomia passa de 25 para 21 anos;

- A existência de dois filhos continua sendo um parâmetro para os procedimentos, no entanto ainda que o (a) paciente tenha menos idade (por exemplo, 18 anos), a cirurgia de esterilização está assegurada;

- Não é necessária mais o consentimento do cônjuge para a realização da cirurgia;

Outras alterações na lei

Outra mudança incorporada a Lei de Planejamento Familiar tem a ver com a execução da laqueadura. Antes da Lei 14.443, não era possível a realização da esterilização em outras cirurgias, como a de parto ou aborto.

Por sua vez, a partir do dia 5 de março, a laqueadura poderá acontecer logo após o nascimento de um bebê, por exemplo. Isso vai aumentar o acesso ao método e evitar que a mulher se submeta a duas internações, o que reduz os riscos de complicações cirúrgicas e a taxa de ocupação de leitos hospitalares.

Ainda assim, a ligadura de trompas após o parto exige uma preparação prévia. É necessário que a paciente informe em até 60 dias antes de dar à luz a vontade da realização da laqueadura. A videolaparoscopia é uma técnica de laqueadura que proporciona recuperação rápida e é minimamente invasiva.

Dr. Laerte Basso é ginecologista no Instituto Eladium, em Cuiabá (MT).

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia