facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

07 de Dezembro de 2016, 10h:42 - A | A

JUDICIÁRIO / ESQUEMA NA EDUCAÇÃO

Gaeco encaminha a Janot delação premiada de empreiteiro contra Taques e Leitão

Governador e deputado federal foram citados por empreiteiro como beneficiários de propina de esquema de fraude em licitação de obras

CELLY SILVA
DA REDAÇÃO



A delação do empreiteiro Giovani Guizardi, dono da Dínamo Construtora, pode complicar autoridades com prerrogativa de foro privilegiado de Mato Grosso, como o governador Pedro Taques e o deputado federal Nilson Leitão, ambos do PSDB.

Eles podem ser investigados pela Procuradoria Geral da República (PGR), comandada por Rodrigo Janot, mas conforme apurou o , a PGR não deve abrir procedimento contra o governador. 

O promotor Marco Aurélio Castro, chefe do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), remeteu à instituição o termo de colaboração premiada que firmou com Guizardi.

“O que nós temos é uma remessa ao procurador-geral da República e ele vai fazer os necessários encaminhamentos”, disse Castro.

Outro político que também pode ser investigado é o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB).

Por ser autoridade estadual, o caso do parlamentar foi remetido ao Núcleo de Ação de Competência Originária (Naco), do Ministério Público Estadual (MPE).

“Tudo o que se relaciona ao Caixa 2 e a pessoas com foro privilegiado é remetido para as respectivas instâncias. O Gaeco só cuida da parte daqueles que não têm foro”, explicou o chefe do Gaeco.

Caso as investigações sejam transformadas em ações judiciais, Taques e Leitão podem ser julgados, respectivamente, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Supremo Tribunal Federal  (STF). Maluf, pelo Tribunal de Justiça.

Isso, no entanto, vai depender de provas que devem ser elaboradas a partir das declarações de Guizardi.

“Eu não tenho como afirmar qual vai ser o foco da PGR, se vai atuar em relação a deputado A ou deputado B, porque é o órgão que tem o controle dessas provas”, afirmou o promotor.

Propina

Nas declarações do delator ao Ministério Público Estadual (MPE), os nomes dos tucanos aparecem relacionados a um suposto Caixa 2.

Guizardi afirmou, por exemplo, que o dono do buffet Leila Malouf, Alan Malouf teria doado R$ 10 milhões para a campanha de 2014 de Pedro Taques.

Guilherme Maluf foi citado como detentor de “real poder político” na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) - onde ocorreram as fraudes em licitações de obras –, e o que receberia maior porcentagem das propinas cobradas de empreiteiros.

Nilson Leitão teria sido o responsável pela indicação do ex-secretário Permínio Pinto (PSDB) e, por isso, também teria recebido parte do dinheiro ilícito. 

Leia também: 

Pedro Taques nega doação de Malouf para campanha e diz que exonerou corruptos da Seduc

Alan Malouf e Guilherme Maluf negam envolvimento em esquema de fraudes 

Maluf nega participar de esquema e diz que vai processar empreiteiro delator 

 

Comente esta notícia

William 07/12/2016

Como Taques é amigo de Janot, certamente esse vai dizer que não há provas suficientes. Pizza pronta.

positivo
0
negativo
0

JOSÉ LUIZ 07/12/2016

SE O. PROCURADOR GERAL FOSSE OUTRO PODERIAMOS ATE ESPERAR ISENÇAO. MAS ESSE AI SE COMPORTA COMO UM MERO DESPACHADOR OU TA NEM AI QUANDO E DA TRUPE

positivo
0
negativo
0

2 comentários

1 de 1