facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 04 de Novembro de 2025
04 de Novembro de 2025

03 de Novembro de 2025, 18h:51 - A | A

POLÍTICA / QUINTO CONSTITUCIONAL

Governador nomeia advogado Ricardo Almeida como novo desembargador do TJMT

A escolha recaiu sobre o nome indicado na lista tríplice formada pelo Pleno do TJ, dentro do Quinto Constitucional da OAB-MT

GUSTAVO CASTRO
DO REPÓRTERMT



O governador Mauro Mendes (União) nomeou o advogado Ricardo Gomes de Almeida para ocupar a nova vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), hoje (3). A escolha recaiu sobre o nome indicado na lista tríplice formada pelo Pleno do TJ, dentro do Quinto Constitucional da OAB-MT.

Ricardo recebeu 28 votos na votação realizada pelo Tribunal de Justiça, ficando atrás apenas da advogada Juliana Zafino Isidoro Ferreira Mendes, que obteve 29 votos, e à frente de Dauto Barbosa Castro Passare, que recebeu 23 votos.

Leia mais - Juliana Zafino, Ricardo Almeida e Dauto Passare disputam vaga para desembargador de MT

A nomeação foi publicada após o envio da lista ao governador, que tem a prerrogativa de escolher um dos três nomes indicados pelo Judiciário. A vaga foi aberta com a aposentadoria compulsória do desembargador Luiz Ferreira da Silva, que completou 75 anos em junho.

Advogado experiente, Ricardo Almeida é amigo pessoal de Mauro Mendes e já atuou na defesa do governador em processos judiciais e eleitorais. Ele também é conhecido nos bastidores políticos por sua atuação próxima ao grupo jurídico do chefe do Executivo estadual.

A lista tríplice foi formada a partir de uma lista sêxtupla elaborada pelo Conselho da OAB-MT, em votação realizada no dia 10 de outubro. Além de Ricardo Almeida, também foram indicados Sebastião Monteiro da Costa Junior, Dauto Passare, Jamille Clara Adamczyk, Juliana Zafino e Michelle Dorileo.

Com a nomeação, Ricardo passa a integrar o Pleno do TJMT, representando a advocacia mato-grossense na mais alta corte do Estado.

Comente esta notícia