DA REDAÇÃO
O operador de pedágio Maurício Júnior dos Santos contou, na tarde desta sexta-feira (14), em depoimento ao juiz Murilo Moura Mesquita, da 10º Primeira Vara Criminal Militar, que sofreu tortura e abusos por parte da tenente do Corpo de Bombeiros, Izadora Ledur.
Ledur é acusada de ser responsável pela morte do aluno Rodrigo Patrício Lima Claro, 21 anos, em novembro de 2016, durante o 15º curso de Formação do Corpo de Bombeiros, na Lagoa Trevisan, em Cuiabá.
>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!
O ex-aluno revelou que teve o sonho de ser bombeiro militar “destruído” pela tenente, a “um mês da formatura”, por causa do tipo de treinamento de salvamento aquático aplicado por ela.
Maurício afirma que participava de um pelotão que a tenente não gostava e isso a irritava.
Durante um intenso treinamento e devido ao cansaço, Mauríco disse que começou a sentir “muita câimbra” e precisou da ajuda dos colegas, no entanto, Izadora Ledur teria impedido que os alunos o ajudasse.
Ao juiz, o ex-aluno declarou, ainda, que passou pelos mesmos sofrimentos de Rodrigo Claro, e que “já era prometido por ela”. Em um dos treinos, o rapaz contou que a tenente pediu para “passar a corda da boia por baixo do meu pescoço e do braço”. Em seguida, começaram as sessões de afogamento. “Ela me puxava com a corda”, confirma.
Maurício diz que só não morreu porque a tenente não o torturou durante a travessia da lagoa como fez com Rodrigo e sim parado. Eu gritei: 'Pelo amor de Deus, você vai me matar!'. E ela respondeu: 'Você está louco aluno? Você não pode encostar em um oficial'.
Em seguida, revela que desmaiou e só conseguiu recuperar a consciência ao sair da água.
Outro depoimento
Outro ex-aluno de Izadora Ledur, o soldado do Corpo de Bombeiros Thiago Serafim Vieira, que também prestou depoimento nesta sexta-feira, confirmou ao juiz Murilo Moura Mesquita que a tenente era uma pessoa autoritária e intimidadora.
Para Thiago, Ledur tratava o pelotão em que coordenava os trabalhos de salvamento aquático como se “fosse lixo”. O problema com Rodrigo Claro teria começado, segundo a testemunha, após a vitima apresentar um atestado por ter problema no joelho durante uma prova denominada "Corridão de 21 km”.
Depois desse episódio, de acordo com o soldado, Izadora Ledur começou a dar ‘caldos’ em Rodrigo – que tinha “pavor de água” - em todos os treinamentos.
Thiago também disse ter presenciado as sessões de afogamentos de Claro. “Ele gritava que não queria mais ser bombeiro", lembrou.
Após atravessar a lagoa, o então aluno Rodrigo Claro, começou a vomitar e sentir fortes dores na cabeça. “Ela o liberou e disse pra se apresentar no primeiro batalhão. Ela disse pra ele: some daqui!", confirmou o soldado.
Por fim, Thiago Serafim revelou que os alunos não contavam o que ocorria aos superiores da tenente por medo de vingança.
A morte
Rodrigo era aluno do 16º Curso de Formação de Soldado Bombeiro do Estado de Mato Grosso e morreu após passar mal em uma aula prática de primeiros-socorros aquáticos na Lagoa Trevisan em que a tenente Izadora Ledur atuava como instrutora.
De acordo com a denúncia do Ministério Público do Estado (MPE), a vítima demonstrou dificuldades para desenvolver atividades como flutuação, nado livre e outros exercícios e, diante da situação, a tenente utilizava métodos abusivos nos treinamentos para puní-lo.
Depoimentos colhidos durante a investigação indica que Rodrigo foi submetido a intenso sofrimento físico e mental. O MPE denunciou o "perfil perverso da tenente como instrutora".
















Maria Auxiliadora 17/09/2018
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas, por gentileza, refazer o seu comentário
Cidadão de MT 16/09/2018
E como confiar nas nossas instituições? Vivemos num mundo de psicopatas, comandados por psicopatas.....Como pode ser assim? E no final termina tudo em pizza... Afinal a corda so arrebenta do lado frágil!
Eujatedisse 14/09/2018
E esse ser é " representante" do Estado de Mato Grosso? Dos bombeiros? Isso é uma vergonha, é um monstro!!!!
Maria 14/09/2018
eu queria saber se esse ser tenente tem religião?
Gustavo 14/09/2018
Até quando essa tenente vai ficar de licença médica? por favor divulguem os nomes do médicos que estão autorizando a licença;
Ana Paula 14/09/2018
Poder Judiciário, pelo amor de Deus, sejam rigorosos com essa tenente. Até quando denúncias de abusos como essas vão ocorrer? mortes?
Ana Paula 14/09/2018
Poder Judiciário, pelo amor de Deus, sejam rigorosos com essa tenente. Até quando denúncias de abusos como essas vão ocorrer? mortes?
Cláudio 14/09/2018
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas, por gentileza, refazer o seu comentário
8 comentários