THIAGO NOVAES
DO REPÓRTER MT
Por dois dias seguidos, Cuiabá liderou o ranking das cidades mais quentes e mais secas do país, de acordo com o monitoramento feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na segunda (1º) e terça (2º), a capital registrou máximas de 40.9°C e 41°C, respectivamente. Nesses mesmos dias, a umidade relativa do ar caiu a 13% e 14%, nesta ordem.
Segundo o Inmet, os índices de umidade relativa do ar em Cuiabá estão muito abaixo do ideal, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta níveis entre 60% e 70% como necessários para garantir o conforto e a saúde da população.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Segundo a OMS, quando a umidade cai abaixo de 30%, a sensação de desconforto já é significativa e níveis inferiores a 15% representam risco elevado de problemas respiratórios, irritação nos olhos, ressecamento da pele e maior vulnerabilidade a infecções.
Devido à baixa umidade do ar, o Inmet emitiu um alerta laranja, iniciado a partir das 11h desta quarta-feira (03). Conforme o alerta, a umidade relativa do ar pode chegar a 12% em diversas regiões do estado, incluindo Cuiabá. O Instituto reforça que o calor associado à baixa umidade pode aumentar os riscos de incêndios florestais e à saúde, além de causar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
A recomendação é para beber bastante líquidos, evitar atividades físicas, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e manter os ambientes internos umidificados.