DO REPÓRTERMT
O ex-desembargador Oscar César Ribeiro Travassos, que também atuou como juiz de Direito, promotor de Justiça, deputado federal e secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, morreu nesta terça-feira (2), no Rio de Janeiro, aos 98 anos, em decorrência de causas naturais.
Natural da capital fluminense, onde nasceu em 19 de dezembro de 1927, ele vivia há mais de duas décadas com a família. Deixa a esposa Oscarlina Cintra Travassos e os quatro filhos do casal: Cesar, Renato, Márcia e Maristela. Ele era irmão do desembargador aposentado Mariano Travassos, que chegou a presidir o Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Oscar construiu trajetória marcante nos meios jurídico e político. Após se aposentar do Judiciário, em 1980, assumiu a Secretaria de Segurança Pública no governo Júlio Campos (1983–1986). À frente da pasta, ganhou notoriedade pela postura rígida no combate ao crime, o que lhe rendeu o apelido de “xerifão”.
Na política, foi eleito deputado federal em 1990 pelo PDS. Pouco depois, se licenciou do mandato para chefiar a Secretaria de Justiça no governo Jayme Campos. Retornou à Câmara dos Deputados em 1993, já pelo PL, mas não conseguiu se reeleger no pleito seguinte.