facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 22 de Junho de 2026
22 de Junho de 2026

02 de Janeiro de 2019, 09h:45 - A | A

GERAL / REAJUSTE 6,7%

Ano começa com tarifa de ônibus R$ 0,25 mais cara em Cuiabá

A tarifa subiu de R$ 3,85 para R$ 4,10 nesta quarta-feira (02); valor foi aprovado pela Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados (Arsec).

RAFAEL MACHADO
DA REDAÇÃO



Os cuiabanos que dependem do transporte coletivo iniciaram o ano pagando R$ 0,25 a mais na passagem. Isso porque, o Conselho Participativo da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados (Arsec) aprovou na última segunda-feira (31) o reajuste de 6,7% que passou a valer nesta quarta-feira (2).

Anteriormente a passagem custava R$ 3,85, com a revisão o valor sobe para R$ 4,10.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O valor não precisa ser sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) porque, segundo a assessoria da Prefeitura, a Arsec é independente e foi criada na gestão do ex-prefeito Mauro Mendes (DEM).

Para chegar a este reajuste, a Arsec utilizou a fórmula paramétrica, aprovada pelo Conselho Participativo formado por representantes de várias entidades municipais. Para isso, considerou o valor da tarifa de reajuste; valor da tarifa vigente; preço do diesel tipo S10; variação do custo de veículos; variação da soma do salário do motorista, adicionais e benefícios; e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O resultado foi apresentado em audiência pública na última semana e debatido em reunião pelos membros do conselho que aprovaram, em maioria simples, o aumento.

O valor não precisa ser sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) porque, segundo a assessoria da Prefeitura, a Arsec é independente e foi criada na gestão do ex-prefeito Mauro Mendes (DEM). O sistema da agência é semelhante ao adotado pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos (Ager). 

“Considerando que em reunião extraordinária a Diretoria Executiva Colegiada da Arsec decidiu, diante da deliberação do Conselho Participativo do dia 31 de dezembro de 2018, estabelecer a tarifa de R$ 4,10 a ser praticada em 2019”, diz trecho do documento assinado na última segunda.

Leia mais

Tarifa de ônibus deve chegar a R$ 4,10 em Cuiabá a partir de janeiro

Comente esta notícia