RAFAEL MACHADO
DA REDAÇÃO
Um relatório com cálculos das empresas de transporte público entregue à Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) aponta reajuste na tarifa de 6,7% em 2019. O percentual impacta em um aumento de 0,25 centavos, ou seja, eleva o valor da passagem de R$ 3,85 para R$ 4,10.
Para chegar a esse valor, as empresas de ônibus consideraram a soma, em grupo, dos principais insumos como combustível, veículos, mão de obra e outras despesas. Citam ainda que no edital de concorrência pública de 2002, que segue vigente até hoje, estudos para revisão periódica das tarifas deverão ser realizados por iniciativa da concedente.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Para chegar ao resultado dos números foi utilizada a fórmula paramétrica, aprovada pelo Conselho Participativo da Arsec. Para isso considerou o valor da tarifa de reajuste; valor da tarifa vigente; preço do diesel tipo S10; variação do custo de veículos; variação da soma do salário do motorista, adicionais e benefícios; e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Segundo Arsec, o relatório ainda será debatido em audiência pública, depois os cálculos terão que ser aprovados pelo Conselho Municipal de Transporte e, em seguida, encaminhados para análise do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) que pode sacionar ou não o reajuste.
Por dia, cerca de 240 mil pessoas utilizam o transporte coletivo da Capital. Hoje, a frota é composta por 369 veículos que atende 70 linhas.
Últimos aumentos
No início de 2017 houve aumento de R$ 0,25 na tarifa de ônibus, de R$ 3,60 subiu para R$ 3,85. Na época, a Arsec argumentou a necessidade do reajuste com base na inflação, alegando que não havia aumento na cobrança há quase dois anos.
O antepenúltimo reajuste tarifário na Capital ocorreu em março de 2016, quando o valor passou de R$ 3,10 para R$ 3,60.
Novo modal
No dia 19 de dezembro, a Prefeitura irá realizar uma audiência pública para debater o novo modal do transporte coletivo.
O prefeito Emanuel Pinheiro prevê lançar edital de licitação do novo modelo de concessão do transporte coletivo de Cuiabá no início de 2019. A proposta é incluir o uso de ônibus elétricos e híbridos para tornar o serviço mais sustentável e dinâmico.
A atual concessão, que está em vigor desde 2002, vence em março de 2019, no mesmo mês em que se comemora o aniversário de 300 anos da Capital.
A previsão é de que o Município escolha novas empresas para o transporte público até o próximo mês de maio.
Leia mais
Empresas de ônibus têm até dezembro para padronizar cores do Cuiabá 300 anos
Novo sistema terá ônibus com ar-condicionado e internet em Cuiabá
Emanuel anuncia novo sistema com ônibus elétricos e híbridos em Cuiabá
















Passageiro indignado 14/12/2018
Essas empresas, para quererem cobrar mais da gente, deveriam extinguir esses 33 ônibus com janelas gaúchas, que são aquelas fechadas na parte debaixo, daqui da cidade e que fazem sofrer muito o pessoal das linhas 103, 319 e 615, pois são completamente inviáveis numa cidade tão quente como Cuiabá. Têm que diminuir o tempo de espera nos pontos de ônibus dos passageiros de linhas como 404, 530, 540, 706, 720, 730, pois é desumano você ter que esperar horas e horas o ônibus passar, e tem vez que nem passam ou passam atrasado. Deveriam também mandar embora esses microônibus daqui que parecem verdadeiras latas de sardinha que parece impossível você que tá na frente do ônibus conseguir ir para os fundos de tão apertado que é o corredor. Sem contar aquele pessoal que espera o ônibus nos últimos pontos do bairro, em horário de pico, e é obrigado a aguentar o vácuo dos motoristas que passam e os ignoram, mesmo que ainda haja espaço para entrar no ônibus. Além disso, essas empresas deveriam desconcentrar os ônibus com ar condicionado de determinadas linhas de ônibus, como 313, 410, 800 e dentre algumas outras e dividir com mais linhas, pois não existem só essas nessa cidade e não são só os passageiros delas que merecem ter esse mínimo de conforto.
arloindo 11/12/2018
QUE VERGONHA.. MELHOR ANDAR DE UBER..
2 comentários