Cuiabá, 02 de Dezembro de 2022
logo

21 de Novembro de 2022, 07h:00 - A | A

ENTREVISTA / CENTRO HISTÓRICO

Secretário de Turismo de Cuiabá: Política de preservação é burra e ultrapassada"

Para Zito Adrien, uma solução para os Centro Histórico seria a liberação para reformas da parte interna dos casarões.

LEANDRO MAIA
DO REPÓRTER MT



O secretário de Turismo de Cuiabá, Zito Adrien, criticou e chamou de "burra" a política nacional de preservação do patrimônio histórico . Em entrevista ao Repórter MT, ele defendeu que os proprietários deveriam ter o direito de realizar obras de reforma no interior dos casarões no Centro Histórico da Capital de Mato Grosso. (Assista a entrevista abaixo)

Segundo o secretário, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) é obrigado a seguir uma legislação que trava o desenvolvimento, uma das razões do abandono do Centro Histórico, por isso é necessário mudar a forma de enxergar a preservação dos sítios históricos.

Para Zito Adrien, deveria haver um consenso para a preservação total de alguns prédios apenas.

"Mas todo o centro histórico você proibir o proprietário de fazer qualquer intervenção interna; isso é uma política burra, uma política ultrapassada de preservação", disparou.

Por isso, de acordo com o secretário, os prédios estão se deteriorando e sem qualquer tipo de investimento em manutenção para a preservação da estrutura. Como se trata de uma propriedade particular, a prefeitura não pode obrigar os proprietários a realizarem obras de manutenção.

"Os proprietários deixam cair. Deixam com que o tempo e a chuva destruam os casarões. Porque a hora em que cair, ele vai fazer o que quiser ali", afirmou.

Na visão dele, que também é arquiteto urbanista, outra solução possível seria a preservação das fachadas em alguns casos.

"Deveria dar ao proprietário o direito de que no interior desse imóvel ele pudesse fazer qualquer tipo reforma. Por que, hoje em dia, você não tem mais os casarões internamente preservados."

 

Veja a entrevista:  

  

 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia

valeria 22/11/2022

Parabéns Zito, burra é pouco

1 comentários

1 de 1