Cuiabá, 29 de Outubro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
29 de Outubro de 2026

09 de Outubro de 2012, 18h:04 - A | A

PAPO RETO / CORRUPÇÃO ATIVA / MENSALÃO

Maioria no STF vota pela condenação de Genoino, Dirceu e Delúbio



folha.com: A maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) votou nesta terça-feira, durante o julgamento do mensalão, pela condenação do ex-presidente do PT, José Genoino, por corrupção ativa. Esse entendimento foi formado com o voto do ministro Gilmar Mendes, que também condenou o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) pelo o mesmo crime, deixando-o a um voto da condenação pela maioria da Corte. Mendes disse que Dirceu "contribuiu intelectualmente para sua estruturação" do esquema criminoso do mensalão. 

De acordo com a Procuradoria, o ex-presidente petista participou das negociações com os partidos aliados e com os bancos que alimentaram o valerioduto e orientou a distribuição do dinheiro do esquema. 

A maioria dos ministros concluiu que o governo Lula (2003-2010), por meio da atuação do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), comandou um esquema criminoso para a compra de apoio político no Congresso. O julgamento do mensalão entrou 68º dia.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

 

Os ministros entenderam que Dirceu, com o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro Delúbio Soares, e o grupo do empresário Marcos Valério cometeram corrupção ativa ao esquematizar o desvio de recursos públicos que, misturados a empréstimos bancários fraudulentos, foram utilizados para a compra de parlamentares.

 

 

 

Comente esta notícia