Luciano Arcoverde
DO METRÓPOLES
O que parece ser uma simples brincadeira nas redes sociais acabou saindo do mundo virtual e se tornou uma preocupação real das autoridades dos Estados Unidos. O “desafio do chute da porta”, uma trend do TikTok já causou milhares de doláres de prejuízo e denúncias formais à polícia de pelo menos cinco estados norte-americanos.
Assim como o nome sugere, o desafio consiste em dar um chute com a maior força possível na porta da casa de um desconhecido e depois sair correndo. Para fazer o trote, a maioria dos jovens cobre o rosto para evitar as câmeras dos bairros.
Veja:
Em entrevista à CBS, o sargento Jason Jimene, do Departamento de Polícia de Elk Grove, na Califórnia, relatou que nos últimos 30 dias foram recebidas oito denúncias que resultaram em cinco prisões. Duas delas foram de jovens de 13 anos.
Em dois dos casos, foi necessário que as portas fossem reparadas, causando mais de R$ 10 mil em prejuízos (cerca de US$ 2 mil). Os pais dos jovens ficaram responsáveis pelos reparos.
Além disso, moradores da comunidade temem que em algum momento a brincadeira possa acabar em tragédia. “Alguém pode aparecer com uma arma, e você nunca sabe, essas crianças podem acabar mortas devido a uma brincadeira idiota”, contou uma moradora à CBS.
A brincadeira não é tão diferente de outros desafios das redes sociais que acabaram em mortes ou prisões. Segundo dados do Instituto DimiCuida, divulgados neste ano, pelo menos 56 crianças brasileiras foram vítimas de desafios online de 2014 a 2025.
Entre os exemplos está o polêmico desafio da baleia azul, que causou pânico entre pais e educadores em 2015, que temiam que os jovens pudessem estar sendo incentivados à automutilação.
















