TITA MARA TEIXEIRA
A chuva forte, seguida por ventania, durou cerca de uma hora na tarde deste domingo (27) na Baixada Cuiabana, e foi suficiente para causar transtornos e alagamentos em ruas, avenidas e estabelecimentos comerciais da cidade.
Na Escola Estadual Santos Dumont, no bairro Dom Aquino, a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) precisou ser suspensa por duas horas, pois vários pontos de alagamentos inviabilizaram a realização da prova.
Os pacientes da Policlínica “Dr. Clóvis Pitaluga de Moura”, no bairro Planalto, precisaram ser transferidos para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Morada do Outro (UPA) após a chuva causar a inundação do local.
Segundo funcionários, várias telhas foram levadas pelo forte vento, permitindo a entrada de um grande volume de água. Apesar dos estragos na estrutura física da unidade, nenhum paciente ou funcionário se feriu.
Os médicos e enfermeiros também foram transferidos, para dar continuidade ao atendimento de seus pacientes. A UPA dará suporte à clientela da Policlínica até a próxima terça-feira.
O secretário Kamil Fares determinou que a equipe do Departamento de Obras da Secretaria Municipal de Saúde fizesse um levantamento dos prejuízos e a elaboração imediata de um plano para consertar os estragos. O objetivo é restabelecer o quanto antes o atendimento na policlínica.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Oscar Amélito, o alagamento nas salas de aula da escola estadual ocorreu devido aos vazamentos no teto.
“A coordenação da escola acionou a defesa civil e o Ministério da Educação para tomar providências quanto a aplicação das provas. Nós emitimos um relatório solicitando a reforma da escola com urgência para que o dano não seja maior com a próxima chuva’’, afirmou.
As obras do viaduto da UFMT na Fernando Corrêa ficaram totalmente alagadas devido às chuvas. Carros que trafegavam pela avenida ficaram imersos. Segundo a Secopa, o alagamento não causou prejuízo às obras do viaduto.
O pátio do Shopping Pantanal foi um dos locais atingidos pela chuva, e a água que acumulou no estacionamento invadiu uma das entradas do estabelecimento. Conforme a assessoria do shopping, o transtorno causado pelo temporal foi contornado por funcionários, e até o momento não se teve informações sobre danos materiais a clientes.
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Ceptec Inpe) alerta para a ocorrência de chuva forte no início desta semana e todo Estado, com possibilidade de muitas descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo de forma isolada.