facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Agosto de 2025
14 de Agosto de 2025

15 de Janeiro de 2014, 09h:46 - A | A

CIDADES / 2.100 VAGAS

37 mil pessoas fazem neste domingo concurso para segurança pública em MT

Concurso será para áreas da polícia militar, civil e corpo de bombeiros

JOÃO RIBEIRO
DA REDAÇÃO



A prova objetiva do concurso da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso será realizada neste domingo (19), em vários municípios do Estado. O certame oferece 2.100 vagas distribuídas para soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que tem o salário inicial de R$ 2.366,79. Além de investigador e escrivão da Polícia Civil, com vencimento mensal de 2.984,26.

O governo lançou o edital no dia 19 de novembro de 2013. A Fundação Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) foi escolhida para organizar o processo seletivo. 

Conforme informações da Funcab, 20.911 pessoas se inscreveram para as 1.200 vagas destinadas a soldado PM. Cuiabá foi o polo mais escolhido entre os inscritos, tendo 6.502 inscritos para 265 vagas. Desse total, apenas 26 são oferecidas para o sexo feminino.

Já para soldado do Corpo de Bombeiro, 2.888 candidatos vão concorrer as 300 vagas oferecidas pelo concurso. O polo da Grande Cuiabá foi o mais procurado entre os inscritos, tendo 1.308 inscrições para 105 vagas ofertadas.

Já para a PC, 16.102 pessoas se inscreveram para candidatar-se as 600 vagas oferecidas pelo certame. Desse total, 450 são para o cargo de investigador e 150 para escrivão. O polo mais procurado foi o de Juína (600 km da capital), que teve 1.949 inscritos, que concorrem a 58 vagas de investigador. Ao todo, serão em torno de 37 mil pessoas fazendo o concurso.

Segundo o edital, os candidatos que queiram concorrer às vagas de soldado da PM e CB terão que ter, no mínimo, o ensino médio completo. Já para a PC é essencial ter um curso superior concluído. 

Para saber o local de prova, consulte o site da Funcab. Clique AquiAs provas serão aplicadas em estabelecimentos de ensino do Estado e o candidato deve prestar atenção ao local informado no cartão. Os portões serão abertos às 8 horas e o fechamento acontecerá exatamente às 9 horas. As provas devem começar 10 minutos e o término programado para as 13h10. Não serão tolerados qualquer atraso. 

MEDIDAS DE SEGURANÇA 

A Secretaria de Estado de Administração e a Secretaria de Segurança Pública definiram nessa terça-feira (14), todas as medidas para evitar falhas de logística e de segurança na aplicação das provas do Concurso Publico para os cargos de escrivão de Policia, investigador e  soldados do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. 

O concurso está sendo organizado pela Fundação Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), mas terá todo o apoio em logística e segurança do Estado. De acordo com secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, equipes de segurança e inteligência estarão atuando para evitar qualquer tipo de contratempo. A partir da organização do trânsito nas cidades como na garantia contra eventuais tentativas de fraude. 

“Esse é um dos maiores concurso para a área de Segurança Pública e sua importância fundamental por causa da excepcionalidade de um ano especial para Mato Grosso. Estamos procurando eliminar qualquer tipo de risco” – disse Alexandre Bustamante. 

A Secretaria de Administração destacou que o Corpo de Bombeiros terá um incremento de efetivo na ordem de 125%.  Na Policia Militar, o incremento será de 35% no efetivo.  Já na Policia Civil, o aumento de investigador será de 27,5% e de escrivão mais 26%. 

Durante a reunião, foram revisados todos os itens relacionados a segurança das provas, lacres e treinamentos. Foi também definido fluxo de trânsito e segurança dos locais onde os candidatos farão as provas. A preocupação maior é quanto ao transporte das provas para os locais mais distantes, como Vila Rica, Confresa, Colniza, entre outros.  “É uma logística muito complicada, principalmente porque estamos num período de muita chuvas” – explicou o secretário Pedro Elias. Ele pediu que tanto na sexta-feira quanto no sábado que antecedem o dia da prova, todos os locais sejam revisados pela promotora do concurso e forças de segurança e inteligência do Estado para que não haja eventuais problemas.  

No encontro, ficou definido ainda  a instalação de um Gabinete de Gestão  Integrada, com participação de representantes de todos os segmentos envolvidos no processo de logística e segurança. No GGI serão concentradas todas as informações sobre o andamento das provas.  (com informações da SAD)

Comente esta notícia