Cuiabá, 15 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
15 de Setembro de 2026

15 de Setembro de 2026, 13h:26 - A | A

VARIEDADES / DIA 30 DE SETEMBRO

Festival Piano Neoclássico na UFMT terá concerto gratuito em Cuiabá

Apresentação acontece no dia 30 de setembro, no Teatro da UFMT, em Cuiabá; evento terá obras autorais dos dois pianistas

Thais Souza

Luciana Hamond é pianista, compositora e professora da UFMT.

Luciana Hamond é pianista, compositora e professora da UFMT.

DO REPÓRTERMT



O Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, recebe no dia 30 de setembro, quarta-feira, às 20h, o Festival Piano Neoclássico: Luciana Hamond convida Matthew Mayer. O concerto reúne a pianista e compositora brasileira Luciana Hamond, docente da UFMT, e o pianista e compositor norte-americano Matthew Mayer em uma apresentação gratuita e aberta ao público.

As portas do Teatro da UFMT serão abertas às 19h30. O espetáculo começa às 20h. Para participar, é necessário realizar a reserva gratuita de ingresso pela plataforma Sympla.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

Ingressos: Reserva gratuita pelo Sympla

Concerto reúne obras autorais

O programa reúne uma seleção de obras autorais dos dois artistas. Luciana Hamond e Matthew Mayer se alternam em um único piano, criando uma apresentação marcada por elementos do lirismo cinematográfico, da atmosfera neoclássica e de narrativas pessoais.

O concerto recebe o título “Beyond Trust”, que reúne duas obras consideradas centrais na apresentação: “Beyond”, de Matthew Mayer, e “Trust”, de Luciana Hamond. As composições representam temas relacionados a ultrapassar limites, transformação e confiança na própria trajetória artística.

“Beyond”, de Mayer, foi composta há mais de 20 anos, quando o pianista vivia sozinho em Hollywood, após deixar uma cidade pequena. A obra está relacionada ao período de mudança e à experiência de entrar em um ambiente desconhecido, explorando a ideia de ultrapassar limites e possibilidades.

Já “Trust”, de Luciana Hamond, representa um momento de reconexão da artista com sua identidade como compositora. A obra surgiu em um período em que a pianista passou a compartilhar publicamente suas criações, transformando uma experiência de vulnerabilidade em um processo de fortalecimento por meio da música e da relação com o público.

Projeto de extensão da UFMT

O concerto integra um projeto de extensão coordenado pela professora Dra. Luciana Hamond e conta com duas ações gratuitas. A primeira é o concerto do dia 30 de setembro, no Teatro da UFMT. A segunda será uma masterclass com Matthew Mayer, marcada para o dia 1º de outubro, no auditório da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da UFMT.

O projeto também envolve estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Música, Cinema e Audiovisual e Publicidade e Propaganda, além de egressos dos cursos de Música e do Instituto de Linguagens.

Divulgação

Matew Mayer

Matthew Mayer é pianista e compositor estadunidense

 

Matthew Mayer

Pianista e compositor dos Estados Unidos, Matthew Mayer alcançou o primeiro lugar nas paradas da Billboard e mantém carreira internacional com apresentações de piano solo. O artista soma mais de 500 milhões de streams e possui trabalhos apresentados em diferentes países.

Mayer já se apresentou em cidades europeias como Veneza, Viena, além de Croácia e Sérvia. Também é fundador da SoloPiano.com, plataforma que reúne mais de 500 pianistas.

 Luciana Hamond

Luciana Hamond é pianista brasileira, compositora neoclássica e professora e pesquisadora da UFMT. Nascida no Rio de Janeiro, desenvolveu parte de sua produção musical a partir da improvisação ao piano.

Sua trajetória como compositora inclui o single “Doação” (Donation), lançado em parceria entre os cursos de Cinema e Audiovisual e Música em 2023. Na sequência, lançou “Medo” (Fear), o EP “Piano Inspirations”, em 2024, indicado em 2025 ao prêmio Classical Album of the Year da SoloPiano.com, além dos álbuns “Stonehenge”, de 2025, e “Piano Catarse”, de 2026.

Em 2026, Luciana também recebeu indicação na categoria Classical Crossover do InterContinental Music Award pelo single “Eclipse”.

Leia mais - Neymar Jr. aparece maquiado com Mavie e brinca: “Minha masculinidade diminuiu”

Comente esta notícia