Cuiabá, 01 de Fevereiro de 2023
logo

22 de Janeiro de 2023, 18h:30 - A | A

RICO COM CAMILA / LUCRATIVIDADE

Especialista: Nada de “achismo”; o negócio é planejar para ter lucro e conseguir investir

Especialista em finanças explica como identificar o que tem disponível em caixa.

LORIANE VILLAR
DO REPÓRTER MT



A gestão financeira é indispensável para qualquer estabelecimento. Uma boa administração permite que a o empresário consiga se planejar e obter lucro.

Na coluna Rico com Camila, do RepórterMT, a especialista em finanças explicou como identificar a lucratividade e saber o que tem disponível para fazer investimentos. Camila Rossi, orientou começar montando um Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) ou um fluxo de caixa.  Primeiro é preciso entender quanto a empresa vendeu, quais foram as variáveis e o que sobrou para pagar as despesas fixas. Ai sim o restante é o lucro e a partir daí o empresário pode pensar em investir.  

“Muitas vezes as empresas começam a ficar no vermelho porque não planejam quanto investir no período e investem muito mais do que seu caixa suporta.”

 A especialista em finanças chamou a atenção dos empresários também para que não façam investimentos desnecessários para evitar problemas como atraso no pagamento de contas, juros e até endividamento.

“Comece 2023 certo, entendendo o que você tem que honrar dentro do mês e o que você tem de caixa para poder fazer investimento. Não dá só pra achar que pode comprar uma máquina nova sem ter olhado para o seu caixa.”  

Camila finalizou lembrando que também que é muito importante deixar dinheiro em caixa para não passar aperto no fim do mês.  

Veja o vídeo:

Comente esta notícia