DA REDAÇÃO
Candidato à presidência da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá, João Emanuel (PSD) recebeu nesta sexta (28) o apoio oficial do PT para a eleição da próxima terça (1°). Após reunião dos 13 membros diretório municipal, os dois vereadores eleitos da legenda, Alan Kardec e Arilson da Silva, confirmaram adesão ao grupo do social-democrata.
“O PT decidiu pelo apoio à candidatura de João Emanuel em virtude da renovação de nomes e práticas na Câmara Municipal, compromissos que firmou na reorganização da Casa de Leis, principalmente na parte da constituição do colegiado de líderes, além de tornar o legislativo municipal mais possível para a participação dos novos parlamentares eleitos”, explicou o presidente do diretório municipal petista, Ednilson Albino de Carvalho.
De acordo com o dirigente partidário, os dois vereadores eleitos do PT foram liberados para discutir a eleição da Mesa Diretora e, após construírem um entendimento, debateram com a cúpula petista, que confirmou o apoio a João Emanuel. “A discussão foi liderada pelo Alan Kardec e Arilson da Silva e fechamos questão agora e apostando na vitória de um projeto coletivo para que a Câmara de Cuiabá volte a atuar de forma efetiva para a população”, disse.
O presidente do diretório municipal do PT revelou que os dois vereadores do partido irão combater os reajustes no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da tarifa de ônibus, elevada, entre Cuiabá e Várzea Grande, para R$ 2,95. “Esses reajustes no apagar das luzes, sem a discussão com a população por meio de audiências públicas. Queremos que esses dois aumentos sejam mais esclarecidos, pois o transporte público de Cuiabá, por exemplo, é um dos mais caros do país. A Câmara Municipal precisa agir como um poder independente, sem atender todas as vontades da Prefeitura. É preciso trabalhar para a população e não para o chefe do executivo”, criticou Ednilson.
Vereador eleito pelo PT com 2.796 votos, Alan disse que a escolha pela candidatura do João Emanuel foi pela proposta de renovação da Mesa Diretora. “Decidimos pela composição com o grupo do social-democrata, que lidera uma chapa independente para que a Câmara Municipal tenha renovação e este grupo de 18 vereadores eleitos pela primeira vez mostra essa vontade da população”, argumentou.
Alan também lembrou que a composição foi facilitada em função de João Emanuel e Toninho de Souza, ambos eleitos pelo PSD, apoiarem no segundo turno a candidatura frustrada de Lúdio Cabral (PT) à Prefeitura de Cuiabá.